Autores de Puerto Iguazú lançam dicionário de guarani

Evento acontece na sede da Sociedade Rural Argentina. Imagem: Divulgação.

Publicação será apresentada na Feira Internacional do Livro, em Buenos Aires, no próximo sábado (7).

Evento literário mais importante da Argentina, a Feira Internacional do Livro, em Buenos Aires, receberá o lançamento do “Primeiro Dicionário Mbya Ayvu-Espanhol / Espanhol-Mbyá Guarani”, produzido pelos professores José Javier Rodas e Kuaray Poty Carlos Benítez, moradores de Puerto Iguazú.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A apresentação será no sábado (7), durante rodada de divulgação de outras nove obras produzidas por autores da província de Misiones.

A compilação dos termos registrados no dicionário levou mais de seis anos, com visitas a 19 comunidades indígenas e amplo trabalho de pesquisa. O material traz como anexo um “pentatradutor”, que promete facilitar a tradução entre os idiomas guarani (ramo geral), mbyá guarani, espanhol, português e inglês.

Capa do dicionário.

“Esta obra, até hoje inédita, surgiu como resultado do trabalho de investigação dos professores José Javier Rodas e Kuaray Poty Carlos Benítez, que interatuaram em diversas comunidades Mbyá Guarani na província de Misiones e receberam a sábia contribuição de anciões, caciques, opyguas e aldeões, que generosamente compartilharam seus saberes, vivências, tradições e o Ñande Reko, ou seja, o modo de vida guarani”, descreve o anúncio oficial.

A compra, ao valor de P$ 4,2 mil (R$ 181,60, sem contar as despesas com frete), pode ser feita no site da Universidade Nacional de Misiones (Unam), clicando aqui. O dicionário também terá exemplares à venda em livrarias de Puerto Iguazú, uma vez que vem despertando grande interesse do público.

O guarani faz parte do tronco tupi e tem cerca de dez milhões de falantes em países como Paraguai, Argentina, Brasil e Bolívia. No Paraguai e na província argentina de Corrientes, o status é de língua oficial. No Brasil, o município de Tacuru (MS) definiu, em 2010, o guarani como idioma oficial, ao lado do português.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.