BPFron chega a dez anos impondo prejuízo de quase R$ 1 bilhão ao crime na fronteira

Unidade conta com pelotão especializado no policiamento náutico - Foto: Divulgação

Balanço inclui 160 toneladas de drogas e 130 milhões de maços de cigarros apreendidos; foram detidas cinco mil pessoas ligadas a ilícitos fronteiriços.

Unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) completa dez anos de criação, devendo totalizar, nos próximos dias, R$ 1 bilhão de prejuízo ao crime organizado na fronteira, pela estimativa da corporação. O grupamento foi instituído por decreto estadual em 6 de junho de 2012.

O batalhão, com sede em Marechal Cândido Rondon, na Região Oeste, atua em uma faixa de fronteira que abrange 139 municípios paranaenses, mais de um terço de todo o estado, incluindo a área trinacional de Foz do Iguaçu. Conta com tropa treinada e pelotões especializados no policiamento náutico e emprego de cães.

O BPFron trabalha de forma conjunta com outras forças estaduais e federais, além do Exército. As operações impactam “diretamente em uma cadeia criminosa, interrompendo ciclos e causando prejuízo à criminalidade”, destaca a assessoria da unidade.

O balanço de uma década de atuação da força policial de fronteira inclui:

  • 160 toneladas de drogas apreendidas – sendo cem toneladas somente nos últimos três anos;
  • 1.000 armas de fogo e 36 mil munições retiradas de circulação;
  • cerca de 700 veículos recuperados, os quais haviam sido furtados ou roubados;
  • 46 toneladas apreendidas de defensivos agrícolas que entraram ilegalmente no país;
  • quase 130 milhões de maços de cigarros retidos; e
  • 5.122 pessoas relacionadas a crimes transnacionais detidas.

Para chegar a esses resultados, o BPFron expandiu a atuação operacional no combate diário à criminalidade na região fronteiriça. Dispõe de novo fardamento, equipamentos e alta tecnologia, viaturas e embarcações. Os recursos em materiais são estaduais e federais.

Histórico

Criado por lei em junho de 2012, o Batalhão de Polícia Fronteira foi inaugurado no mês seguinte, em julho. Trata-se de iniciativa pioneira na integração de policiais militares à Estratégia Nacional de Segurança das Fronteiras (Enafron).

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->