Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Brasil doará ao Paraguai helicópteros para fiscalização da fronteira

Fronteira

Brasil doará ao Paraguai helicópteros para fiscalização da fronteira

Repasse de duas aeronaves foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados.

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Brasil doará ao Paraguai helicópteros para fiscalização da fronteira
Polícia Federal costuma usar helicópteros nas edições da Operação Nova Aliança, ocorridas em conjunto com o Paraguai. Foto: Gentileza/Senad

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta semana, projeto de lei datado do ano de 2020, dispondo sobre a doação de dois helicópteros modelo 412 Classic para que o Paraguai intensifique as ações de fiscalização na fronteira binacional.

Leia também:
Polícia Federal detona explosivos apreendidos na fronteira

Publicidade

Fabricadas pela Bell Aircraft Corporation, dos Estados Unidos, as aeronaves integram, atualmente, a frota do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal (PF). A matéria teve como relator o deputado Delegado Paulo Belynskyj (PL), de São Paulo.

“Somos conscientes das carências paraguaias nesse âmbito, e o Brasil espera que a doação possa contribuir para a ampliação da capacidade operacional do Paraguai nos trabalhos de fiscalização de suas fronteiras e, consequentemente, elevar a eficácia no combate à criminalidade organizada transnacional”, assinalou o deputado, citado pela assessoria da comissão.

Brasil e Paraguai partilham uma extensa fronteira seca, de difícil patrulhamento, entre o estado de Mato Grosso do Sul e os departamentos (estados) paraguaios de Amambay e Canindeyú. O local concentra grande parte das plantações de maconha em território paraguaio, além de algumas das principais rotas utilizadas pelo narcotráfico.

Forças paraguaias e brasileiras reunidas para o início da operação. Imagem: Gentileza/Senad Paraguai
Forças paraguaias e brasileiras reunidas durante a Operação Nova Aliança, na fronteira seca. Imagem: Gentileza/Senad Paraguai

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.