Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Calor provoca consumo recorde de energia no Paraguai

Fronteira

Calor provoca consumo recorde de energia no Paraguai

Conforme a Administração Nacional de Eletricidade, marca foi alcançada às 14h14 de segunda (12); pico anterior era da semana passada.

2 min de leitura
Calor provoca consumo recorde de energia no Paraguai
Linhas do Sistema Interligado Nacional, que tem as usinas binacionais de Itaipu e Yacyretá como principais fontes geradoras. Foto: Gentileza/Ande
Publicidade

Às 14h14 dessa segunda-feira (12), o Sistema Interconectado Nacional (SIN) registrou seu recorde histórico de consumo de energia no Paraguai, com a demanda de 4.905 megawatts (MW) superando a marca anterior de 4.856 MW, reportada no último dia 6.

Leia também:
Companhia denuncia nova sabotagem à rede elétrica em Ciudad del Este

Publicidade

O consumo dessa segunda, de acordo com a Administração Nacional de Eletricidade (Ande), foi atendido pelas usinas de Itaipu (71%), Yacyretá (25%) e Acaray (3,7%), além de pequena porção gerada por fontes como a energia solar.

O horário do recorde, no meio da tarde, não foi por acaso, sendo motivado pelo uso intenso de aparelhos de climatização. Em várias partes do país, a temperatura ultrapassou os 40°C, com sensação térmica superior a 45°C.

A atual onda de calor, com registros de 3°C a 5°C acima da média esperada para o período, está afetando também partes da Argentina e do Brasil.

Publicidade

Em Foz do Iguaçu, que teve pico de 35.7°C às 16h de segunda-feira, o alto consumo de energia tem gerado quedas e oscilações de tensão no período da noite, quando aumenta a demanda nas áreas residenciais e não há geração solar.

Conforme a meteorologia, a Terra das Cataratas terá um refresco nos próximos dias, com previsão de chuvas da Quarta-Feira de Cinzas em diante e máximas abaixo dos 30°C (clique aqui para consultar o boletim do Simepar).

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.