Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Campanha para melhorar limpeza das ruas avança em Ciudad del Este

Fronteira

Campanha para melhorar limpeza das ruas avança em Ciudad del Este

Trabalhos incluem um censo dos principais geradores de resíduos nas quadras comerciais próximas à Ponte da Amizade.

2 min de leitura
Campanha para melhorar limpeza das ruas avança em Ciudad del Este
Quadra comercial nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade. Imagem: Gentileza/Municipalidad de Ciudad del Este (Arquivo)
Publicidade

Trabalhos incluem um censo dos principais geradores de resíduos nas quadras comerciais próximas à Ponte da Amizade.

A prefeitura de Ciudad del Este apresentou, na última quinta-feira (4), um balanço das ações desenvolvidas na campanha Renovemos el Microcentro, que visa a melhorar aspectos como a limpeza urbana nas quadras comerciais localizadas nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, fronteira com Foz do Iguaçu.

Publicidade

Durante a apresentação, o prefeito da capital do Alto Paraná, Miguel Prieto, agradeceu aos trabalhadores da via pública a colaboração e reforçou o apelo ao setor privado para que apoie iniciativas como a instalação de novas lixeiras. Nicolas Domeck, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, disse que o trabalho será feito de forma gradual.

“Trabalhamos sempre em áreas pequenas de intervenção, não queremos exigir e não cumprir com nossos objetivos, pois a área de intervenção total é muito grande e conta com diferentes setores, com diferentes volumes de geração de resíduos”, contextualizou Domeck, citado pela assessoria da prefeitura local.

O plano-piloto está sendo implantado na Avenida Luis María Argaña, nas proximidades de estabelecimentos como o Shopping Paris. O cronograma prevê a realização de um censo dos principais geradores de resíduos, de forma a quantificar o total produzido diariamente e direcionar esforços para as ações de coleta seletiva e varrição urbana.

Publicidade

A segunda etapa será desenvolvida no retângulo formado pelas ruas Rubio Ñu, Monseñor Rodríguez, Luis María Argaña e Adrián Jara, com previsão de início no mês de setembro. Segundo a prefeitura, cada passo da campanha será antecedido por reuniões com trabalhadores e empresários do entorno, de forma a garantir o envolvimento da comunidade.

A coleta inadequada do lixo acumulado nas quadras próximas à Ponte da Amizade é apontada como um dos principais entraves para a melhoria do aspecto urbanístico da área central de Ciudad del Este, local por onde transita a maior parte dos turistas brasileiros e argentinos que visitam a região.

Publicidade

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.