Cidade argentina promove Festa da Rapadura neste fim de semana

Popular entre os brasileiros, a rapadura, tal qual a conhecemos, também faz sucesso nos países da região.

Apoie! Siga-nos no Google News

Localizada a 260 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu, a cidade argentina de Santa Ana, província de Misiones, promove, neste fim de semana, a 47.ª Festa Provincial da Rapadura, criada para valorizar um dos destaques da gastronomia local. A receita para a produção do doce é similar à empregada em locais como o Nordeste brasileiro.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Popularizada durante a implantação da cana-de-açúcar nos Açores (Portugal) e Ilhas Canárias (Espanha), a rapadura faz parte da gastronomia típica de vários países da América, com diferentes nomes, como “panela” (Colômbia e México), “chancaca” (Peru e Chile), “tapa de dulce” (Costa Rica) e “rapadura” (Argentina e Panamá).

Cartaz de divulgação do evento

Já a Festa Provincial da Rapadura, em Santa Ana, tem como base a tradição do plantio de cana na cidade, que se especializou na produção de doces. Além da fórmula tradicional, as empresas locais fabricam versões com ingredientes como chocolate, frutas, doce de leite, batata e diversos quitutes.

A festa começou na sexta-feira (4) e segue até a noite deste sábado (5), com entrada gratuita, no centro de eventos de Santa Ana. A programação para hoje inclui a eleição da “Miss Rapadura”, além de apresentações de dança e música com artistas como Los Hermanos Leguizamón, Selenia & Ilusión Sertaneja, Doble 5 e Los Mitá.

Panorama de edição anterior da festa, em imagem divulgada pela prefeitura de Santa Ana
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.