Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Ciudad del Este ganha área para distrito industrial

Fronteira

Ciudad del Este ganha área para distrito industrial

Local escolhido está situado nas proximidades do futuro anel viário de acesso à Ponte da Integração Brasil–Paraguai.

2 min de leitura
Ciudad del Este ganha área para distrito industrial
Já em fase de construção, primeira fábrica será inaugurada no primeiro semestre de 2025. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Publicidade

De olho em aproveitar todo seu potencial para a captação de indústrias, o município de Ciudad del Este formalizou, por meio do Decreto (Ordenanza) n.º 032/2023, a criação de um outro distrito industrial, com extensão de 624 hectares.

Leia também:
Ciudad del Este terá feriado municipal no sábado (3)

Publicidade

O distrito fica nas imediações do limite com os municípios de Minga Guazú e Presidente Franco, em uma área a cerca de 20 quilômetros da Ponte da Amizade, mas próxima ao traçado do futuro anel viário de acesso à Ponte da Integração.

Delimitação do Distrito Industrial de Ciudad del Este
Delimitação do Distrito Industrial de Ciudad del Este

Na semana passada, com a presença de autoridades como o prefeito Miguel Prieto, teve início a instalação da primeira fábrica que funcionará no local, pertencente a empresários brasileiros do setor têxtil. A previsão de inauguração é para o primeiro semestre de 2025.

Cálculos divulgados pela prefeitura de Ciudad del Este apontam que o distrito tem potencial para a geração de até cem mil empregos em médio e longo prazos, considerando cenário de 200 postos de trabalho por hectare utilizado.

Publicidade

Atualmente, Ciudad del Este e municípios vizinhos abrigam cerca de 50% de todas as indústrias que operam sob o regime de maquila (montagem e finalização de produtos) no Paraguai. A localização na fronteira com o Brasil é vista como estratégica.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.