Nos hospitais à beira do colapso, as UTIs estão lotadas. Foto Agência IP

Ciudad del Este é uma das 24 cidades paraguaias onde vai vigorar decreto com novas restrições

O decreto do governo paraguaio com novas medidas de restrição para conter a pandemia, publicado no domingo, 14, vale para 24 cidades em alerta vermelho, entre elas Ciudad del Este. Todas estão com aumento de casos de coronavírus, informa o jornal Última Hora.

As medidas entram em vigor na próxima quinta-feira, 18, e prosseguem até 4 de abril. As cidades estão localizadas principalmente nos departamentos Central, Cordillera, Itapúa, Alto Paraná, Guairá e Misiones.

Esta é a lista de cidades onde vai vigorar o novo decreto: Assunção, Luque, Lambaré, Mariano Roque Alonso, Ñemby, San Lorenzo, Villa Elisa, Fernando de la Mora, Caacupé, San Bernardino, Guarambaré, Paraguarí, Pilar, Encarnación, Coronel Bogado, Hohenau, Fram, Caraguatay, Ayolas, Caazapá, Villarrica, San Ignacio Misiones, San Juan Bautista e Ciudad del Este.

Em todas elas, a circulação ficará proibida entre 20h e 5h. Também serão suspensas as aulas presenciais e os esportes de contato. Ficam proibidos os eventos sociais e as atividades de locais noturnos a partir das 20h.

A polícia e as forças armadas vão ficar responsáveis pela fiscalização. Só será permitida a circulação para atividades essenciais. No setor público, o trabalho será feito em turnos, recomendação que se estende ao setor privado.

O Ministério de Saúde Pública alertou que as projeções de contágio estão piorando e que o sistema hospitalar se encontra colapsado pela quantidade de pessoas internados.

Os casos de contágios semanais praticamente quadruplicaram. Só na semana até domingo, 14, foram mais de 12 mil novos casos.

O governo paraguaio pode decretar novas restrições durante a Semana Santa, de 28 de março a 3 de abril.

“Se percebermos que isto não dá resultados (novas restrições), podemos falar de fase zero na Semana Santa (restrições totais). Esta situação sanitária nos leva a reorganizar-nos e tomar decisões que não podem ser tão passageiras”, afirmou o ministro do Interior, Arnaldo Giuzzio.

O anúncio das medidas foi feito pelos ministros do Interior, Arnaldo Giuzzio; da Saúde, Julio Borba; e da Educação, Juan Manuel Brunetti. Foto Agência IP

PANDEMIA EM ALTO PARANÁ

O jornal ABC Color relata que a Décima Região Sanitária, que engloba os municípios de Alto Paraná (inclusive a capital, Ciudad del Este), vive o momento mais crítico da covid-19. Há um elevado número de contágios, diariamente, mais de 2 mil casos ativos e colapso na ocupação de leitos. O departamento soma 451 mortes desde o início da pandemia, com o maior número em Ciudad del Este – 292.

No último informe, havia 2.001 casos ativos, dos quais 1.210 em Ciudad del Este. A seguir, vêm Hernandarias, com 247; Minga Guazú, com 137; Presidente Franco, com 117; e Santa Rita, com 50. O restante se divide entre os municípios do interior, que registram entre 1 e 20 casos.

No Hospital Integrado Respiratório de Ciudad del Este, dos 34 leitos de UTI para adultos, 33 estão ocupados, enquanto na UTI pediátrica já não há vagas. Na terapia intermediária, há 12 camas e 11 pacientes.

Para minorar o problema, foram postos em funcionamento dois pavilhões de contingência no Hospital Regional de Ciudad del Este, um com 14 leitos para adultos, totalmente ocupados; e outro destinado à pediatria, com 9 unidades, das quais 7 estão em uso.

PANDEMIA NO PARAGUAI

Em todo o país, o domingo fechou com 942 novos contágios e 20 mortes. Agora, o total de casos positivos passou a 180.014, enquanto o de óbitos atingiu 3.476. Os recuperados somam 149.429, o que representa um alto índice de recuperação (83%).

Entre os mortos nas 24 horas até domingo, havia um paciente com idade entre 20 e 39 anos, quatro entre 40 e 59 anos de idade e o restante acima de 60 anos.

O governo paraguaio tenta acelerar a compra de vacinas, já que até agora colocou à disposição da linha de frente no combate ao coronavírus apenas 24 mil doses, o que permite imunizar 12 mil pessoas, número quase insignificante.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ