Ciudad del Este lança plano pioneiro de habitação social

Primeira casa destinada a moradores de área de risco foi entregue nessa quinta-feira (22).

Apoie! Siga-nos no Google News

A prefeitura de Ciudad del Este entregou, nessa quinta-feira (22), a primeira residência de seu Plano Piloto de Habitação Social, que prevê a realocação de moradores que vivem em áreas verdes ou zonas de risco ambiental no perímetro urbano. A iniciativa tem caráter pioneiro no Paraguai, por envolver o uso de materiais como tijolos ecológicos.

A previsão do poder público é construir outros 11 imóveis a partir de janeiro de 2023. Cada casa terá estrutura partindo de 23 metros quadrados, divididos em sala, espaço para refeições, cozinha, banheiro e dois quartos, além de varanda e lavanderia.

O custo estimado é de G$ 65 milhões (R$ 46 mil) por imóvel, valor que representa, segundo a prefeitura de Ciudad del Este, menos da metade do investimento necessário para erguer uma residência com materiais similares, caso a obra fosse executada por uma das construtoras que atuam no circuito comercial.

Fundos da residência entregue nessa quinta-feira. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

A principal economia, conforme o material distribuído à imprensa, está no uso da mão de obra de funcionários da prefeitura e na fabricação própria dos tijolos, produzidos em uma usina municipal. A primeira contemplada pelo projeto foi a moradora María Juana Ricardo Insaurralde, que recebeu as chaves das mãos do prefeito Miguel Prieto.

A casa está localizada na região do km 10 Acaray, onde serão erguidas as demais residências do Plano Piloto de Habitação Social. Após a conclusão dos 12 imóveis inicialmente previstos, será feita uma avaliação dos resultados, tendo como foco a necessidade de expandir a iniciativa.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.