Contrabando de azeite argentino proibido no Brasil leva três pessoas à prisão

A marca Valle Viejo tem a comercialização vedada por órgão sanitário; ação da PF foi em vários pontos de Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

Durante operação contra o contrabando em Foz do Iguaçu, a Polícia Federal (PF) prendeu quatro pessoas e retirou dois veículos de circulação. A abordagem simultânea foi a vários pontos da cidade, quinta-feira, 20.

LEIA TAMBÉM: Marca argentina de azeite de oliva está proibida no Brasil

O foco foram produtos trazidos da Argentina. As intervenções policiais foram em regiões e locais conhecidos pela importação e venda ilegal desses itens.

No Porto Meira, foi preso o motorista de uma Van com quase duas toneladas de alho de procedência argentina. O produto não possuía a devida certificação fitossanitária, informou a PF.

A região, uma das maiores da cidade, fica na divisa com Puerto Iguazú. A ligação com a cidade vizinha ocorre pela Ponte Tancredo Neves e pelo Rio Iguaçu, vias de internalização dos produtos em território brasileiro.

Azeite proibido

No outro lado da cidade, na Vila Portes, a operação da PF foi na região próxima à Ponte Internacional da Amizade. Uma pessoa foi abordada e presa ao descarregar garrafas de azeite de oliva argentino da marca Valle Viejo.

A mercadoria, que estava em uma caminhonete, era entregue em uma banca da feira que funciona na localidade. Mais dois comerciantes que possuíam o produto exposto à venda foram flagrados.

“Os três foram presos por contrabando”, relatou a Polícia Federal. O azeite de oliva Valle Viejo é proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2021.

O órgão apontou problemas de formulação. Conforme a Anvisa, o azeite não cumpre as exigências e requisitos mínimos para a comercialização e o consumo no país.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. esaquel Diz

    deixa o povo trabalhar….melhor do que estiver roubando….se vocês querem prender comecem lá em cima pelos políticos ladrões e por aí vai agora prender que está fazendo contrabando isso não é nada em visto do que os políticos fazem…

Comentários estão fechados.