Covid-19: Puerto Iguazú inicia vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

Imunizante está destinado a jovens que apresentem fatores de risco como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Começou, na manhã desta terça-feira (3), em Puerto Iguazú, a vacinação contra a covid-19 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. O imunizante está disponível para jovens que possuem comprovação de fatores de risco, conforme listagem elaborada pelo governo da província de Misiones.

Tais condições incluem problemas como diabetes tipos 1 e 2, obesidade graus 2 e 3, doença cardiovascular, doença renal crônica, enfermidades respiratórias crônicas, hepatite autoimune, tuberculose, HIV positivo, pacientes em lista de espera para transplantes ou que estejam passando por tratamento contra câncer.

A listagem engloba também jovens que estejam grávidas, tenham síndrome de Down ou deficiências intelectuais, além de adolescentes que vivem em instituições de abrigo.

A vacina autorizada para o público de 12 a 17 anos é a do laboratório Moderna, dos Estados Unidos. O local escolhido para a ação é o Centro de Convenções de Puerto Iguazú, com agendamento de horário via aplicativo Alegra Med, desenvolvido pelo governo da província de Misiones.

Já nos casos de aplicação da primeira dose para maiores de 18 anos, a vacinação segue ocorrendo nas unidades de saúde localizadas nos bairros, a maioria com funcionamento até as 13h. A segunda dose da vacina russa Sputnik V está temporariamente suspensa, à espera da chegada de um novo carregamento.

Nas últimas 72 horas, Puerto Iguazú reportou quatro falecimentos atribuídos ao novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 34 moradores da cidade perderam a vida. Do total de 1.168 infectados, 26 permanecem em fase ativa de transmissão e manifestação de sintomas. O índice de vacinação da população adulta, considerando apenas a primeira dose, está em torno de 70%.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.