Rio Iguaçu e a ponte Tancredo Neves, no clique de Marcos Labanca.

Dia dos Pais tem datas diferentes no Paraguai e na Argentina

Quem foi ao comércio de Ciudad del Este ou viu as redes sociais das lojas paraguaias nos últimos dias encontrou inúmeras propagandas alusivas ao Dia dos Pais, muitas delas em português. Tais campanhas eram direcionadas, exclusivamente, ao público brasileiro. No Paraguai, a homenagem aos pais acontece em outra época do ano.

Começando com um pouco de história: o Dia dos Pais é uma data recente no Brasil, tendo surgido em 1953, das mãos do publicitário Sylvio Bhering. A ideia era que fosse em 16 de agosto, Dia de São Joaquim (pai de Maria e avô de Jesus). A conveniência comercial, no entanto, migrou a festa para o segundo domingo de agosto.

Propaganda do “Dia do Papai” no jornal O Globo, em 1953.

No Paraguai e na maioria dos países do continente, o Dia dos Pais é no terceiro domingo de junho. A origem é um festejo criado nos Estados Unidos, em 1909 ou 1910 (há divergências quanto ao ano), por uma filha que propôs homenagear o próprio pai, um veterano de guerra que criou seis filhos pequenos após a morte da esposa.

Na Argentina, a primeira celebração de Dia dos Pais foi em 1958, em 24 de agosto. Na ocasião, a intenção era resgatar a memória do general José de San Martín (1778-1850), um dos pais da pátria, no dia de nascimento de sua única filha, Mercedes (1816-1875). A patriotada não pegou, e o terceiro domingo de junho virou oficial nos anos seguintes.

Leia também no H2FOZ: Lista de feriados no Paraguai e na Argentina.

Dia das Mães

O Dia das Mães também tem datas diferentes nos três países da fronteira. Enquanto no Brasil a festa acontece no segundo domingo de maio, no Paraguai é em 15 de maio (feriado nacional de Independência, homenagem à “Pátria Mãe”). A Argentina reserva o terceiro domingo de outubro (Divina Maternidade de Maria) para as mães.

Dia dos Namorados

No Brasil, o Dia dos Namorados é em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, por iniciativa do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. No Paraguai e na Argentina, a data é recordada em 14 de junho, Dia de São Valentim, sacerdote cristão que fazia casamentos às escondidas na Roma antiga.

Dia das Crianças

A Argentina celebra o Dia das Crianças no terceiro domingo de agosto, enquanto o Paraguai tem uma data fixa: 16 de agosto, Batalha de Acosta Ñu, na qual crianças paraguaias enfrentaram tropas brasileiras em um dos últimos atos da Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870). No Brasil, a celebração é em 12 de outubro.

Dia da Amizade

A ideia de comemorar o Dia do Amigo, em 20 de julho, surgiu na Argentina, em alusão à chegada do homem à Lua, em 1969. Já o Dia da Amizade, oficializado pela Organização das Nações Unidas como 30 de julho, foi idealizado por um médico paraguaio, Ramón Artemio Bracho. O Brasil também tem um Dia do Amigo para chamar de seu: 18 de abril, data pouco conhecida pela população.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ