Eleições na Argentina: país terá fim de semana decisivo

Cidadãos decidirão entre Sergio Massa e Javier Milei para exercer a presidência pelos próximos quatro anos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Em meio a um feriado prolongado (Dia da Soberania Nacional – 20/11), que pode afetar a presença nas urnas, os eleitores de toda a Argentina terão de decidir, neste domingo (19), quem comandará o país pelos próximos quatro anos, com início de mandato programado já para o próximo dia 10 de dezembro.

Veja também:
Debate entre Javier Milei e Sergio Massa – transmissão na íntegra

Eleições na Argentina: Javier Milei foi o mais votado em Puerto Iguazú no primeiro turno
O que pensam os argentinos da fronteira sobre as eleições presidenciais?

As opções no segundo turno são o governista Sergio Massa (Unión por la Patria), atual ministro da Economia, e o deputado Javier Milei (La Libertad Avanza), que se viu obrigado a moderar seu discurso contra a “casta política” e a rever promessas como “cortar com motosserra todos os subsídios”, pensando em uma futura governabilidade.

Ligado a grupos de extrema-direita, Milei aparece à frente em parte das pesquisas de intenção de voto. Os principais levantamentos, contudo, indicam cenário incerto, com os dois candidatos dentro da margem de erro e altos percentuais de indecisos.

No primeiro turno, Sergio Massa surpreendeu e obteve 36% dos votos, contra 30% de Milei. Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), terceira colocada, com 23%, declarou apoio ao candidato libertário, embora parcelas da atual oposição ao governo peronista tenham optado pela neutralidade ou, em alguns casos, surpreendido e declarado apoio a Massa.

Em todo o país, a abertura das seções ocorrerá às 8h, com último horário para entrada às 18h. A divulgação dos primeiros resultados deverá ocorrer por volta das 21h, com contagem mais lenta que a do Brasil, devido ao uso de diferentes métodos de voto (eletrônico, com cédulas de papel ou misto) nas províncias.

Puerto Iguazú

Quem cruzar a Ponte Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, neste fim de semana, precisará estar atento às restrições impostas pela legislação eleitoral.

No caso do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas em locais como bares, restaurantes e vias públicas, por exemplo, a proibição começará já às 20h de sábado, com duração até as 21h de domingo.

A lei também restringe a realização de espetáculos ao ar livre ou em ambientes fechados, porte de armas de fogo e atividades de campanha. Atrativos turísticos como o Parque Nacional Iguazú, no lado argentino das Cataratas, estarão abertos em seus horários habituais.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.