Eleições para prefeito de Ciudad del Este serão disputadas. Só ANR tem 7 pré-candidatos

A cidade está em crise, mal e mal se refazendo dos meses de pandemia e fronteira fechada. Mas nem por isso Ciudad del Este deixa de despertar o interesse dos políticos paraguaios, que se acotovelam nas pré-candidaturas.

Só o Partido Colorado (ANR) já tem sete pré-candidatos. Aliás, o partido paraguaio mais importante do país tem tantas divisões e facções que lembra o Partido Revolucionário Institucional do México, que governou aquele país por nada menos que 71 anos seguidos. E voltou ao poder, com Peña Nieto, depois de 12 anos fora.

Miguel Prieto, o atual prefeito, já se lançou à reeleição, com apoio de partidos de oposição. Mas não vai ser uma eleição fácil.

Tem pela frente o movimento Renovação e Unidade Colorada, da ANR, liderado pelo governador de Alto Paraná, Roberto González Vaesken.

O governador (de camisa listrada), ao lado do “candidato dos cachorros”: facção diferente da presidencial, por discordar da política de Abdo para Alto Paraná.

O governador é do mesmo partido de Mario Abdo Benítez, mas está afastado do movimento Colorado Añetete, ao qual está ligado o presidente da República, por discordar das decisões do governo nacional.

Um dos pré-candidatos a prefeito, no movimento encabeçado pelo governador, é Esteban Wiens, filho do ministro de Obras Públicas do Paraguai, Arnoldo Wiens.

O problema, como lembra o jornal Hoy, é que a candidatura de Esteban chega num mau momento, já que o pai está no olho do furacão, acusado de ter um grupo de empresas amigas às quais fez ganhar licitações de grande porte, como a questionada passarela de pedestres de Ñanduti, que custou US$ 2 milhões.

O filho, no entanto, mesmo desrespeitando os prazos da legislação eleitoral, já lançou até vídeo nas redes sociais, em que um partidário se posta frente a um painel em que ele aparece como possível candidato, elogiando-o. O slogan de Esteban é “o candidato dos cachorros”, meio que cópia da campanha de um candidato de Assunção, tempos atrás.

O Hoy não perdoa e, ao falar de licitações feitas pelo ministro Arnoldo Wiens, disse que também se afirma que sempre quem ganha são os amigos do pai de Esteban. Estes amigos seriam “os cachorros”, segundo brinca o Hoy.

Ciudad del Este é a segunda maior cidade do Paraguai e ficou meio esquecida pelo governo de Mario Abdo Benítez, já que Prieto é de oposição.

O que se espera é que a eleição possa mudar para melhor a cidade e, principalmente, a vida dos paraguaios que ali moram.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.