Embaixador da Argentina no Brasil deixará cargo para virar ministro

Daniel Scioli durante evento em recordação à Revolução de Maio. Imagem: perfil pessoal no Twitter

Daniel Scioli foi convidado pelo presidente Alberto Fernández para assumir o Ministério do Desenvolvimento Produtivo.

Titular da Embaixada da Argentina no Brasil desde o início de 2020, o ex-governador da província de Buenos Aires Daniel Scioli foi convocado pelo presidente Alberto Fernández para assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Produtivo. Seu substituto na representação diplomática em Brasília deve ser anunciado nos próximos dias, tão logo seja oficializada a troca.

Com 65 anos e longa trajetória na vida pública, Scioli é cotado, também, como potencial presidenciável nas eleições de 2023. Em 2015, foi escolhido pelo Partido Justicialista (Peronista) para disputar a Presidência da República, mas terminou derrotado pelo empresário Mauricio Macri, no segundo turno, por margem apertada: 51,34% a 48,66%.

Scioli é conhecido do público argentino, ainda, por seu passado como esportista, tendo atuado como piloto de lanchas de corrida na década de 1980. Entre 2003 e 2007, foi vice-presidente de Néstor Kirchner, cargo que deixou para ser governador de Buenos Aires, por dois mandatos, entre 2007 e 2015.

Seu período como embaixador no Brasil foi marcado por tentativas de reaproximar os presidentes dos dois países, uma vez que o brasileiro Jair Bolsonaro fez fortes críticas a Alberto Fernández durante o processo eleitoral argentino. O único encontro presencial entre os dois ocorreu em outubro de 2021, em tom amigável, durante cúpula do G-20.

Como ministro do Desenvolvimento Produtivo, chegará para substituir Matías Kulfas, desgastado após atritos com a vice-presidente Cristina Kirchner. O ministério tem como foco questões internas voltadas ao aumento da produção argentina e da capacidade dos produtos do país em concorrer no mercado externo.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->