Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Embaixador da Argentina no Brasil deixará cargo para virar ministro

Argentina

Embaixador da Argentina no Brasil deixará cargo para virar ministro

Daniel Scioli foi convidado pelo presidente Alberto Fernández para assumir o Ministério do Desenvolvimento Produtivo.

2 min de leitura
Embaixador da Argentina no Brasil deixará cargo para virar ministro
Daniel Scioli durante evento em recordação à Revolução de Maio. Imagem: perfil pessoal no Twitter
Publicidade

Daniel Scioli foi convidado pelo presidente Alberto Fernández para assumir o Ministério do Desenvolvimento Produtivo.

Titular da Embaixada da Argentina no Brasil desde o início de 2020, o ex-governador da província de Buenos Aires Daniel Scioli foi convocado pelo presidente Alberto Fernández para assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Produtivo. Seu substituto na representação diplomática em Brasília deve ser anunciado nos próximos dias, tão logo seja oficializada a troca.

Publicidade

Com 65 anos e longa trajetória na vida pública, Scioli é cotado, também, como potencial presidenciável nas eleições de 2023. Em 2015, foi escolhido pelo Partido Justicialista (Peronista) para disputar a Presidência da República, mas terminou derrotado pelo empresário Mauricio Macri, no segundo turno, por margem apertada: 51,34% a 48,66%.

Scioli é conhecido do público argentino, ainda, por seu passado como esportista, tendo atuado como piloto de lanchas de corrida na década de 1980. Entre 2003 e 2007, foi vice-presidente de Néstor Kirchner, cargo que deixou para ser governador de Buenos Aires, por dois mandatos, entre 2007 e 2015.

Seu período como embaixador no Brasil foi marcado por tentativas de reaproximar os presidentes dos dois países, uma vez que o brasileiro Jair Bolsonaro fez fortes críticas a Alberto Fernández durante o processo eleitoral argentino. O único encontro presencial entre os dois ocorreu em outubro de 2021, em tom amigável, durante cúpula do G-20.

Publicidade

Como ministro do Desenvolvimento Produtivo, chegará para substituir Matías Kulfas, desgastado após atritos com a vice-presidente Cristina Kirchner. O ministério tem como foco questões internas voltadas ao aumento da produção argentina e da capacidade dos produtos do país em concorrer no mercado externo.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.