Empresários brasileiros criam ação para melhorar avenida no Paraguai

Trecho da Avenida Aviadores del Chaco próximo ao WTC Asunción. Imagem: Street View / Imago.

Avenida Aviadores del Chaco, em Assunção, é considerada um dos cartões de visita para a captação de investidores internacionais.

Uma notícia publicada pelo jornal La Nación viralizou nas redes sociais nessa segunda-feira (11): a de que uma associação de empresários brasileiros está lançando uma ação para melhorar o estado de conservação da Avenida Aviadores del Chaco, uma das mais importantes da capital paraguaia, Assunção.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A iniciativa é liderada pela União dos Empresários Brasileiros do Paraguai (UEBP), que avalia que a Aviadores é um dos principais cartões de visita para convencer investidores sobre as potencialidades do país. Na via em questão, ficam sedes de companhias estrangeiras, hotéis e shoppings, além dos escritórios do World Trade Center Asunción.

“Nós estamos um pouco cansados de que, cada vez que chove por todos os lados, temos problemas demais por [falta de] obras de infraestrutura”, disse Rodrigo Valle, presidente da UEBP, em entrevista ao La Nación. “É uma avenida que tem a loja de carros mais importante, shoppings, hotéis. Não é possível ter uma avenida assim.”

De acordo com o jornal paraguaio, uma reunião com a presença de representantes dos setores público e privado está sendo organizada pela UEBP, com o objetivo de desenvolver projetos para que problemas históricos, como os alagamentos, sejam solucionados. Outra prioridade é melhorar as calçadas existentes.

“Estamos tomando a iniciativa de unir um grupo para formar um conselho entre paraguaios, brasileiros e o governo. Estamos convidando o prefeito para participar e ver como saímos desse problema”, detalhou Valle. “Como uma pessoa vai investir em um país onde a principal via da capital é um desastre? Não podemos mais aceitar isso.”

O lançamento oficial da iniciativa está previsto para o dia 20. “É para que o governo e os empresários tenham a vontade de melhorar a avenida. Todos queremos isso, só não sabemos como agir. Por isso, estamos formando um grupo de pessoas que ajudem a fazer”, justificou o presidente da UEBP.

A Avenida Aviadores del Chaco tornou-se, nos últimos anos, uma das áreas com maior valorização do metro quadrado no Paraguai. A artéria é fundamental, também, para o turismo, dando acesso a atrativos como o Museu do Barro, um dos centros culturais mais importantes do país.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.