Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Escuridão na Ponte da Amizade preocupa moradores da fronteira

Fronteira

Escuridão na Ponte da Amizade preocupa moradores da fronteira

Única luz disponível é a dos faróis dos veículos que fazem a travessia, gerando riscos adicionais a motoristas e pedestres.

2 min de leitura
Escuridão na Ponte da Amizade preocupa moradores da fronteira
Ponte da Amizade iluminada apenas com os faróis dos veículos, em registro da câmera da Catve.com na noite dessa quinta-feira (20).
Publicidade

Quem passa à noite pela Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, encontra um panorama de escuridão, gerado por problemas no sistema de iluminação da via. A única luz disponível é a dos faróis dos veículos que fazem a travessia da fronteira entre Brasil e Paraguai.

Leia também:
Itaipu emite alerta sobre risco de inundações no Rio Paraná

Publicidade

A situação vem sendo relatada, desde o início do mês, pela imprensa de Ciudad del Este. Em declarações ao jornal La Clave, o caminhoneiro Ricardo Benítez contou que a falta de acendimento dos postes já vem ocorrendo “há um bom tempo”. “Se não fosse o constante fluxo de veículos, isso estaria totalmente às escuras”, afirmou.

Publicidade

Outro jornal que abordou o assunto foi o Última Hora, que, em matéria no último dia 17, comparou a travessia noturna a “um filme de terror para quem anda a pé”, ressaltando que a responsabilidade pela manutenção, conforme acordo bilateral, é do Brasil, delegada a órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Ao Última Hora, o mototaxista paraguaio Andrés Silvero contou que “temos companheiros que levam universitários brasileiros que estudam em Ciudad del Este e Presidente Franco, que são os que mais sofrem. Realmente, só há as luzes dos veículos. A ponte em si está totalmente às escuras.”

Publicidade

O atual sistema de iluminação da Ponte da Amizade, com lâmpadas de LED, foi inaugurado em 2016, em parceria com a empresa canadense LED Roadway Lighting, que doou a tecnologia e se encarregou do período inicial de manutenção, posteriormente repassada à Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Diariamente, mais de 40 mil veículos trafegam pela via fronteiriça, com pico nos períodos manhã e tarde. À noite, o fluxo maior é de caminhões e automóveis paraguaios, com muitos moradores de Ciudad del Este e municípios vizinhos vindo a Foz do Iguaçu para abastecer nos postos de combustíveis da Terra das Cataratas.

Publicidade
Ponte da Amizade com iluminação temática de fim de ano, em dezembro de 2021. Foto: Christian Rizzi/PMFI

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.