Fotógrafo argentino faz imagens deslumbrantes do céu noturno nas Cataratas

Brilho da Via Láctea sobre o salto da Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu. Imagem: Pablo Cirielli.

Pablo Cirielli esteve na fronteira no início de abril e registrou o brilho de estrelas e galáxias sobre as quedas d’água.

Especializado em astrofotografia (a arte de captar imagens do céu noturno), o fotógrafo argentino Pablo Cirielli esteve na região fronteiriça, no início de abril, e fez registros impressionantes da Via Láctea e galáxias vizinhas. As imagens foram compartilhadas em seu perfil no Instagram e nas redes sociais da concessionária Iguazú Argentina.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

As fotos foram captadas nas noites de 1º e 2 de abril, em locais como o mirante da Garganta do Diabo e os saltos Bossetti e Dos Hermanas, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu. A ação contou com o apoio de funcionários da Iguazú Argentina e de guardas florestais, que acompanharam o profissional durante as duas jornadas.

Salto Dos Hermanas, no registro noturno de Pablo Cirielli.

A data foi definida com meses de antecedência, para que coincidisse com um dos melhores períodos para registrar o braço principal da Via Láctea e o brilho de galáxias vizinhas, como Andrômeda e as nuvens de Magalhães.

Salto Bossetti e o brilho da Via Láctea. Imagem: Pablo Cirielli.

Pablo Cirielli é astrofotógrafo desde 2010 e já fez registros em várias partes do mundo. O céu das Cataratas é considerado especial devido à baixa poluição visual e à possibilidade de enquadrar, em um mesmo clique, a grandiosidade do espetáculo das águas e o brilho intenso das estrelas visíveis no Hemisfério Sul.

O esplendor da Via Láctea sobre a Garganta do Diabo. Imagem: Pablo Cirielli.

Em março, o H2FOZ divulgou imagens do fotógrafo Adriano Kirihara, que esteve duas noites no lado brasileiro para captar o movimento das estrelas. As fotografias de Kirihara podem ser vistas clicando aqui.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.