Foz do Iguaçu sediará, entre os dias 8 e 10 de outubro, o II Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana. O evento acontecerá no Campus Integração (Avenida Tancredo Neves), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Leia também:
Ponte da Integração tem possível data de abertura — confira o cronograma
O simpósio tem a organização da Unila, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Brasileira de Relações Internacionais, Fundação Araucária, Napi Trinacional e Red de Expertos en Paradiplomacia e Internacionalización Territorial.
Além disso, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), com sede em Foz do Iguaçu, atua como parceiro fundamental da iniciativa.

“Ampliar as discussões sobre as rotas bioceânicas e todo seu impacto socioeconômico ao longo dos seus traçados nos ajuda a compreender a importância de termos um território sul-americano integrado”, avalia Luciano Stremel Barros, presidente do IDESF.
Coordenado pelo Ministério do Planejamento, o projeto Rotas de Integração Sul-Americana incentiva a conexão do Brasil com os países vizinhos.
A região de Foz do Iguaçu, por exemplo, está inserida no Eixo de Capricórnio, que prevê a conexão de portos do Sul e Sudeste do Brasil com portos chilenos. Assim, o caminho até o mercado asiático poderá diminuir de forma considerável.
A mesa de abertura do evento, na manhã de quarta-feira (8), terá a presença de Sandra Maria de Carvalho Amaral, subsecretária do Ministério do Planejamento. Amaral apresentará o projeto e abrirá para as discussões entre os demais participantes.
A programação completa do evento em Foz do Iguaçu está disponível na internet, no site do IDESF (clique aqui para ter acesso ao link direto). De acordo com os organizadores, as inscrições para o simpósio já estão encerradas.
(Com informações do IDESF)