Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Governador pede solução para filas na Ponte Tancredo Neves

Argentina

Governador pede solução para filas na Ponte Tancredo Neves

Titular da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad cobrou do governo federal argentino a disponibilização de mais equipes para fiscalização.

3 min de leitura
Governador pede solução para filas na Ponte Tancredo Neves
Fila na aduana argentina em Puerto Iguazú. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, afirmou, nessa sexta-feira (21), que cobrará providências do governo federal argentino para agilizar a passagem de veículos pelas pontes internacionais entre Posadas e Encarnación (San Roque González de Santa Cruz) e Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu (Tancredo Neves).

Leia também:
Filas na fronteira com a Argentina geram queixas generalizadas
Prefeitos cobram agilidade para a travessia da fronteira com a Argentina

Publicidade

Na quinta-feira (20), o trânsito ficou mais de seis horas bloqueado na fronteira entre Posadas e Encarnación, em razão de um protesto, ocorrido na cabeceira paraguaia, questionando a proibição de formação de filas no alto da via fronteiriça e a lentidão na fiscalização para entrada e saída do território argentino.

Já a Ponte Tancredo Neves foi destaque negativo no noticiário da última terça-feira (18), após relatos, feitos por viajantes brasileiros, de que ficaram até sete horas na fila para sair da Argentina em direção a Foz do Iguaçu, pelo fato de que apenas duas cabines estavam abertas no turno da noite/madrugada.

Sobre a situação em Posadas, Ahuad afirmou que “sempre reclamamos sobre a agilidade que é preciso ter nessa passagem fronteiriça, que tem um dos fluxos mais importantes de trânsito internacional diário na Argentina, bem como na Ponte Internacional Tancredo Neves, entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu”.

Em declarações reproduzidas pelo jornal El Territorio, o governador disse que abordou o assunto com ministros do governo argentino no início do mês, durante a Cúpula do Mercosul, e que agendou para a próxima semana, segunda (24) ou terça-feira (25), um encontro com o ministro do Interior, Eduardo Wado de Pedro.

“Vou me encontrar na próxima semana com o ministro do Interior, para avançar com a análise e realizar as previsões do que podemos receber e oferecer ao governo federal, dar apoio da província para o que for necessário, já que agilizar a passagem é muito importante para Misiones”, reiterou.

No entender de Ahuad, as soluções imediatas para a redução nas filas da fronteira passam pela disponibilização permanente de funcionários em quantidade suficiente para que mais cabines de controle fiquem abertas, e pelo uso da tecnologia, com a implantação de totens para a leitura automática dos documentos dos viajantes.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.