Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Inflação de 2023 no Paraguai fecha em 3,7%

Fronteira

Inflação de 2023 no Paraguai fecha em 3,7%

Índice medido pelo Banco Central do país é menor que os 8,1% de 2022; queda nos preços dos combustíveis ajudou a reduzir o ritmo.

1 min de leitura
Inflação de 2023 no Paraguai fecha em 3,7%
Sede do Banco Central do Paraguai, em Assunção. Foto: Gentileza/Agência IP Paraguay
Publicidade

O Banco Central do Paraguai (BCP) divulgou, na última quinta-feira (4), os números da inflação oficial do país no ano de 2023. Conforme o órgão, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) fechou em 3,7%.

Leia também:
Comércio de Ciudad del Este registrou alta nas vendas em 2023

Publicidade

O percentual representa desaceleração na comparação com 2022, quando o IPC terminou o ano em 8,1%.

Fatores como a redução nos preços dos combustíveis, adotada de agosto em diante pelo governo do presidente Santiago Peña (Partido Colorado), tiveram impacto nos diferentes setores da economia e ajudaram na obtenção do resultado.

O cálculo do IPC inclui uma cesta com produtos básicos do consumo das famílias, como alimentos, itens de higiene e comodidades do dia a dia. No mês de dezembro, a alta na comparação com novembro foi de 0,3%.

Publicidade

Entre os países da fronteira, o Paraguai teve a menor inflação em 2023. No Brasil, a prévia divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 28 de dezembro, aponta 4,7%. Na Argentina, a estimativa do mercado gira em torno de 180%.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.