Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Itaipu alerta para novo aumento do Rio Paraná na fronteira

Fronteira

Itaipu alerta para novo aumento do Rio Paraná na fronteira

Hidrelétrica analisa abrir uma das calhas do vertedouro para escoar o excedente de água no reservatório.

3 min de leitura
Itaipu alerta para novo aumento do Rio Paraná na fronteira
Vertedouro de Itaipu com uma das três calhas aberta, em fotografia de arquivo. Imagem: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Publicidade

Moradores de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco devem ficar atentos às oscilações do Rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai. Em boletim divulgado na sexta-feira (21), Itaipu Binacional alerta que o rio pode subir até três metros no fim de semana, no trecho de 14 quilômetros entre a barragem e a foz do Rio Iguaçu.

A oscilação ocorre em razão das chuvas nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, bem como no Leste do Paraguai. Às 11h deste sábado (22), por exemplo, o Rio Iguaçu apresentava vazão seis vezes superior à média de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s), “atrasando” a correnteza do Paranazão e gerando riscos de inundação.

Publicidade

“Os modelos hidrodinâmicos da Itaipu preveem que a altura do Paraná pode passar dos atuais 108,5 metros para 111 metros acima do nível do mar. Neste caso, seriam afetadas casas, uma ponte e uma quadra de esportes no bairro San Rafael, em Ciudad del Este”, informa Itaipu, adicionando que, no lado brasileiro, a construção mais baixa está na cota 114, que não seria alcançada na atual enchente.

Publicidade

“As famílias de San Rafael estão sendo avisadas e continuarão sendo amparadas pela Itaipu Binacional – na semana passada, a empresa forneceu abrigo, transporte, alimentos e atendimento médico para os atingidos pela cheia. Os órgãos de segurança dos dois países também estão sendo alertados pela usina”, complementa a hidrelétrica.

Enchente da semana passada no bairro San Rafael, cortado pelo arroio Acaraymí, afluente do Paranazão. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional

Vertedouro

Publicidade

Itaipu não descarta, no entanto, a necessidade de abrir uma das calhas do vertedouro para escoar o excedente de água no reservatório. Na sexta-feira (21), o nível do lago estava em 219,95 metros acima do nível do mar, apenas 55 centímetros abaixo do limite técnico de enchimento, que fica na cota 220,50.

“Caso seja necessário, o vertedouro será aberto no domingo, quando o nível do Iguaçu também terá diminuído, reduzindo o efeito do represamento no Paraná”, esclarece a binacional. “Dessa forma, não haverá impacto para as áreas ribeirinhas tanto no Paraguai como no Brasil, porque o aumento será de 80 centímetros.”

Publicidade

Atualização: Itaipu descartou, na manhã deste domingo (23), a necessidade de abrir o vertedouro.

Se a abertura for confirmada, a manobra será executada em somente uma das três calhas do vertedouro, com vertimento mínimo. As visitas turísticas à usina de Itaipu acontecem diariamente (exceto às terças), das 8h30 às 16h, com saídas a cada 30 minutos. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros não pagam ingresso.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.