Itaipu alerta para novo aumento do Rio Paraná na fronteira

Hidrelétrica analisa abrir uma das calhas do vertedouro para escoar o excedente de água no reservatório.

Apoie! Siga-nos no Google News

Moradores de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco devem ficar atentos às oscilações do Rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai. Em boletim divulgado na sexta-feira (21), Itaipu Binacional alerta que o rio pode subir até três metros no fim de semana, no trecho de 14 quilômetros entre a barragem e a foz do Rio Iguaçu.

A oscilação ocorre em razão das chuvas nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, bem como no Leste do Paraguai. Às 11h deste sábado (22), por exemplo, o Rio Iguaçu apresentava vazão seis vezes superior à média de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s), “atrasando” a correnteza do Paranazão e gerando riscos de inundação.

“Os modelos hidrodinâmicos da Itaipu preveem que a altura do Paraná pode passar dos atuais 108,5 metros para 111 metros acima do nível do mar. Neste caso, seriam afetadas casas, uma ponte e uma quadra de esportes no bairro San Rafael, em Ciudad del Este”, informa Itaipu, adicionando que, no lado brasileiro, a construção mais baixa está na cota 114, que não seria alcançada na atual enchente.

“As famílias de San Rafael estão sendo avisadas e continuarão sendo amparadas pela Itaipu Binacional – na semana passada, a empresa forneceu abrigo, transporte, alimentos e atendimento médico para os atingidos pela cheia. Os órgãos de segurança dos dois países também estão sendo alertados pela usina”, complementa a hidrelétrica.

Enchente da semana passada no bairro San Rafael, cortado pelo arroio Acaraymí, afluente do Paranazão. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional

Vertedouro

Itaipu não descarta, no entanto, a necessidade de abrir uma das calhas do vertedouro para escoar o excedente de água no reservatório. Na sexta-feira (21), o nível do lago estava em 219,95 metros acima do nível do mar, apenas 55 centímetros abaixo do limite técnico de enchimento, que fica na cota 220,50.

“Caso seja necessário, o vertedouro será aberto no domingo, quando o nível do Iguaçu também terá diminuído, reduzindo o efeito do represamento no Paraná”, esclarece a binacional. “Dessa forma, não haverá impacto para as áreas ribeirinhas tanto no Paraguai como no Brasil, porque o aumento será de 80 centímetros.”

Atualização: Itaipu descartou, na manhã deste domingo (23), a necessidade de abrir o vertedouro.

Se a abertura for confirmada, a manobra será executada em somente uma das três calhas do vertedouro, com vertimento mínimo. As visitas turísticas à usina de Itaipu acontecem diariamente (exceto às terças), das 8h30 às 16h, com saídas a cada 30 minutos. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros não pagam ingresso.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.