Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez visitam as obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai nesta sexta-feira

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai já está com 84% do cronograma executado - Foto: Itaipu Binacional

Será a sétima visita de Bolsonaro ao município desde o início de seu mandato presidencial.

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, devem se encontrar nesta sexta-feira (3) para uma visita à Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu (PR). Será a sétima visita de Bolsonaro ao município desde o início de seu mandato presidencial.

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que vai conectar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, do outro lado da fronteira, já está com 84% do cronograma executado. O investimento total na obra, de R$ 323 milhões, partiu da Itaipu, que tem financiado uma série de obras estruturantes para o desenvolvimento da região e do Paraná, ação alinhada à missão da empresa.

A lista de obras inclui, ainda, a ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (já concluída); a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) e a iluminação viária da BR-277 na região Oeste, contemplando três municípios (em processo licitatório); e a revitalização da Estrada Boiadeira (BR-487), no Noroeste do Paraná, com mais de 80% das obras concluídas. Os trabalhos na Estrada Boiadeira serão vistoriados pelo presidente Bolsonaro em Umuarama, na manhã desta sexta-feira (3), antes da agenda em Foz.

Estão previstas presenças de autoridades como os ministros de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; diretores e conselheiros da Itaipu, entre outras.

Ponte da Integração

A nova ponte internacional terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América do Sul. Serão duas pistas com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. A expectativa é que a obra seja concluída até o mês de setembro.

A iniciativa é do governo federal, com gestão do governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e recursos da margem brasileira da Itaipu.

No lado brasileiro estão sendo executadas as pré-montagens das últimas aduelas (peças metálicas que vão compor a base da futura pista de rolamento), incluindo a chamada “aduela de fechamento”, que deverá ser instalada até o final deste mês e unirá as duas “pontas” da obra sobre o Rio Paraná.

(Fonte: Itaipu Binacional)

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