Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Justiça do Paraguai condena fiscais que atuavam na Ponte da Amizade

Fronteira

Justiça do Paraguai condena fiscais que atuavam na Ponte da Amizade

Três ex-aduaneiros e um militar foram sentenciados, em primeira instância, a penas de até dez anos de reclusão.

2 min de leitura
Justiça do Paraguai condena fiscais que atuavam na Ponte da Amizade
Segundo os investigadores, negociações aconteciam em uma área de depósito ao lado da aduana de Ciudad del Este. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ (Arquivo)

O Tribunal de Sentença Especializado em Delitos Econômicos do Paraguai condenou, nessa segunda-feira (4), três ex-funcionários aduaneiros e um militar que atuavam na cabeceira paraguaia da Ponte Internacional da Amizade. Dois outros aduaneiros, investigados na mesma causa, foram absolvidos.

Leia também:
Operação Rodado de Aço mira contrabando de pneus na fronteira

Publicidade

O caso teve origem em março de 2021, com a denúncia de que funcionários teriam montado um esquema para cobrar propina dos chamados paseros, comerciantes informais paraguaios que compram produtos alimentícios e outras mercadorias em Foz do Iguaçu para revender no comércio de bairro em Ciudad del Este e municípios vizinhos.

Filmagens das câmeras da própria Direção Nacional de Aduanas (DNA), divulgadas à época pela imprensa local, mostravam os fiscais e o militar, agora condenados, no que seriam negociações sobre o pagamento de valores para permitir a passagem dos carregamentos.

Por decisão unânime, os juízes Jesús Riera, Claudia Criscioni e Yolanda Morel sentenciaram Virgilio M.F.C. a dez anos de prisão; Luciano F.D. e Eusebio S.D., a seis anos de reclusão; e o militar Jacinto E.B.R., a oito anos. As acusações foram de corrupção passiva agravada, associação criminosa e contrabando.

Outra determinação do tribunal é que as penas deverão ser cumpridas em regime inicial fechado, tendo em vista suposto risco de fuga. O caso é emblemático, uma vez que são frequentes as denúncias de corrupção contra autoridades paraguaias que atuam nas fronteiras com Brasil, Argentina e Bolívia.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.