Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Lado argentino da fronteira pode virar Zona Aduaneira Especial

Argentina

Lado argentino da fronteira pode virar Zona Aduaneira Especial

Criação da nova modalidade tributária, reivindicada pelas autoridades locais, foi incluída no orçamento de 2023 do governo federal argentino.

2 min de leitura
Lado argentino da fronteira pode virar Zona Aduaneira Especial
Painel da Câmara dos Deputados no momento da votação da LOA 2023. Imagem compartilhada por Adolfo Safrán, ministro da Fazenda de Misiones
Publicidade

A província fronteiriça de Misiones pode ganhar, a partir de 2023, o status de Zona Aduaneira Especial (ZAE). A criação do regime tributário foi incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023, do governo federal argentino. A intenção é aumentar a competitividade da economia local, reduzindo custos em relação ao Brasil e ao Paraguai.

A ZAE está prevista no artigo 121 da LOA, que não determina, no entanto, como será feita a regulamentação, que estará a cargo do Ministério da Economia. O ministério pode permitir que a província inteira seja beneficiada com o regime ou determinar áreas específicas, como cidades fronteiriças ou distritos delimitados.

Publicidade

“O objetivo é que a Zona Aduaneira Especial seja aplicada em todo o território da província, para todos os produtos e serviços”, descreve o portal Misiones Online. “Em relação aos incentivos fiscais, a busca é que os produtos que entram em Misiones fiquem isentos dos impostos nacionais, o que significaria queda de 25% nos preços.”

“Isso deixaria o comércio de Misiones muito mais competitivo em relação ao Paraguai e ao Brasil. Por outro lado, a ZAE permitirá potencializar as exportações, ao estabelecer um regime diferenciado no qual as vendas externas ficarão isentas do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) e também permitirá agilizar a liquidação de divisas”, menciona o portal.

Entre as justificativas apresentadas para reivindicar o status de ZAE, governo e parlamentares de Misiones citaram o menor desenvolvimento econômico do Nordeste argentino, na comparação com outras regiões do país, e as assimetrias tributárias em relação ao Brasil e ao Paraguai, que deixam diversos setores em desvantagem.

Publicidade

A capital da província, Posadas, fica no limite com Encarnación (Paraguai), com registro de constantes atritos entre comerciantes das duas margens do Rio Paraná. Polos importantes do interior, como Puerto Iguazú e Bernardo de Yrigoyen, são cidades-gêmeas de localidades brasileiras como Foz do Iguaçu, Barracão e Dionísio Cerqueira (SC).

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.