Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Lojas do Paraguai estarão abertas no feriadão brasileiro de Independência

Fronteira

Lojas do Paraguai estarão abertas no feriadão brasileiro de Independência

Próximo feriado no país vizinho será só no dia 29; em Ciudad del Este, parte do comércio terá horário especial.

3 min de leitura
Lojas do Paraguai estarão abertas no feriadão brasileiro de Independência
Movimentação de turistas na área central de Ciudad del Este, quadras próximas à Ponte da Amizade. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

O feriado de 7 de Setembro está chegando e uma dúvida comum, entre muitos viajantes que estarão na fronteira, é se as lojas do Paraguai estarão abertas durante o período. A pergunta tem como base a memória de que, na década de 1990, muitos estabelecimentos, que tinham donos ou funcionários brasileiros, fechavam nos feriados do Brasil.

Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu deve receber 25 mil turistas no feriadão, com horário ampliado

Publicidade

ATUALIZAÇÃO – 6/9: devido ao jogo entre Paraguai e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, que será jogado em Ciudad del Este, no início da noite de quinta-feira (7), a prefeitura local decretou recesso municipal, com interrupção dos serviços não essenciais a partir das 14h (hora brasileira). Para saber mais sobre a medida, clique aqui.

Publicidade

Com foco cada vez maior no turismo de compras (e não no fluxo de “sacoleiros” do passado), o comércio de Ciudad del Este estará totalmente aberto durante o fim de semana prolongado, que irá de quinta-feira (7) a domingo (10), com expectativa de ocupação superior a 80% na hotelaria de Foz do Iguaçu.

Na sexta (8) e no sábado (9), inclusive, várias das principais lojas do lado paraguaio da fronteira atenderão com horário especial, abrindo mais cedo e/ou fechando mais tarde, para dar conta do bom movimento previsto. No domingo, o comércio de importados costuma abrir apenas pela manhã, não havendo expediente no período da tarde.

Publicidade

Os dias de maior circulação na Ponte Internacional da Amizade deverão ser, justamente, a sexta e o sábado, com registro de congestionamentos no sentido Paraguai desde as primeiras horas da manhã e filas acima da média para retornar a Foz do Iguaçu entre o início e o meio da tarde.

Recomendações

Como habitual em cada feriado prolongado, as recomendações para evitar transtornos incluem utilizar apenas transporte autorizado, evitando as vans clandestinas que oferecem a travessia nas imediações da ponte e são, constantemente, usadas para assaltos de turistas que seguem com dinheiro vivo em direção ao Paraguai.

Publicidade

Antes de ir às compras, outra dica importante é pesquisar em quais lojas são vendidos os produtos que você procura e como é a reputação do estabelecimento, evitando locais pouco conhecidos, desconfiando de ofertas tentadoras demais e dispensando os conselhos dos supostos “guias” que abordam visitantes na região próxima à ponte.

Em caso de problemas, a orientação é procurar o Escritório Municipal de Defesa do Consumidor, da prefeitura de Ciudad del Este, localizado no Shopping Box, ou a unidade da Polícia Turística do Paraguai, que atende na aduana da Ponte da Amizade, pista de sentido Brasil, ao lado do escritório de Migrações.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.