Manifestantes bloqueiam acesso ao aeroporto de Puerto Iguazú

Fachada do Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú. Imagem: desdeelpatio.com.ar.

Protesto é liderado por funcionários da empresa responsável pela limpeza do terminal.

Manifestantes estão bloqueando de forma intermitente, desde as primeiras horas desta terça-feira (12), a única via de acesso ao aeroporto de Puerto Iguazú. O ato é organizado por trabalhadores da empresa contratada para os serviços de limpeza no terminal. A passagem de veículos é liberada em intervalos de 20 minutos.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

De acordo com a edição on-line do jornal El Territorio, o protesto tem como objetivo pedir a reincorporação de 23 funcionários cujos contratos foram suspensos pela terceirizada Rex Argentina. Na modalidade em questão, os trabalhadores permanecem com o vínculo trabalhista, mas recebem menos da metade do salário integral.

Conforme os relatos, o bloqueio ocorre após tentativas frustradas de conversação com a empresa, que não se pronunciou sobre o tema. A manifestação será mantida por tempo indeterminado, como forma de cobrar soluções e chamar a atenção da opinião pública para a situação dos funcionários.

ATUALIZAÇÃO: por volta das 15h, o protesto foi suspenso. Uma nova rodada de negociações está marcada para o dia 21.

Empresas de turismo e taxistas foram previamente avisados sobre o protesto, com vistas a diminuir os transtornos. A recomendação para quem precisa embarcar ou buscar passageiros no aeroporto de Puerto Iguazú é reservar mais tempo para o deslocamento, devido à inevitável formação de filas na rodovia.

Das 10h às 22h desta terça, estão programadas nove chegadas e nove decolagens de voos domésticos no terminal aéreo argentino, procedentes ou com destino a Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza), Córdoba e Salta, pelas companhias Aerolíneas Argentinas e JetSmart.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.