O resultado do teste de carga sai nos próximos dias, mas a avaliação inicial foi satisfatória. Foto Itaipu Paraguai

Multiviaduto de Ciudad del Este, o maior do Paraguai, passa por prova de “carga pesada”

As quatro passagens elevadas (duas pontes duplas) do multiviaduto do km 7 de Ciudad del Este, construído com recursos da margem paraguaia de Itaipu, foram postos à prova durante um minucioso ensaio de cargas, para avaliar a resistência das estruturas, que suportarão o intenso tráfego de veículos no local.

Para isso, foram utilizados 12 caminhões carregados, com peso aproximado de 24 toneladas cada um. Seis foram posicionados no setor Leste e seis no lado Oeste. Em ambas as pontes foram instalados equipamentos topográficos de medição, de alta precisão, com os quais se verificaram as deformações verticais, depois da aplicação das cargas em cada ponto de controle.

Os resultados do teste serão conhecidos nos próximos dias, segundo técnicos da Itaipu. Mas, elas observações preliminares,os dados são satisfatórios.

Para avaliar também a situação com o peso dos caminhões, houve também inspeções visuais na parte inferior das pontes, para observar a existência ou não de fissuras ou outros tipos de danos nas vigas principais.

“O trabalho apresentou resultados totalmente satisfatórios. Não observamos nenhum problema na parte visual”, disse o engenheiro Fabrizio Guex, da Superintendência de Obras e Desenvolvimento de Itaipu.

O posicionamento dos caminhões carregados permitiu avaliar, com equipamentos de precisão, o comportamento da estrutura das pontes. Fotos Itaipu Paraguai

DENTRO DO CRONOGRAMA

A construção do multiviaduto está na segunda etapa de execução, com 93% já concluídos. A emergência sanitária provocada pela pandemia de covid-19 não atrasou as obras, que estão dentro do cronograma.

O multiviaduto de Ciudad del Este é a maior passagem em desnível do Paraguai, superando os viadutos construídos ou em execução na capital, Assunção.

Itaipu investiu na obra 70.098.197.090 de guaranis, o que equivale a aproximadamente R$ 60 milhões, ao câmbio desta sexta-feira, 12.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

Assessoria tem 468 posts e contando. Ver todos os posts de Assessoria