No feriado de aniversário de Ciudad del Este, hoje (3), comércio pode funcionar normalmente

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, autorizou as lojas a funcionarem normalmente nesta quarta-feira, dia 3, aniversário de fundação do município.

Ontem, Prieto divulgou um esclarecimento: “Não vamos multar os locais que abrirem amanhã (hoje). Não somos os Zacarías. Podem trabalhar amanhã sem problemas”.

Claro que ele não iria perder a chance de dar uma estocada na família Zacarías, que governou Ciudad del Este por 17 anos e é suspeita de uma infinidade de atos de corrupção (que até agora deram em nada).

Os Zacarías (a última a governar Ciudad del Este foi Sandra McLeod Zacarías, que sofreu impeachment) costumavam agir com rigor nessa data, multando os comerciantes que ousavam abrir suas lojas.

NOME DO DITADOR

Um parque belo e acessível, em pleno centro da cidade. Foto rodrigopp04

Ciudad del Este foi fundada em 1957. Inicialmente, chamava-se Puerto Flor de Lis. Logo depois, como era costume na ditadura da época, ganhou o nome de Puerto Presidente Stroessner. Alfredo Stroessner governo o Paraguai com mão de ferro de15 de agosto de 1954 até 3 de fevereiro de 1989,quando foi deposto por uma insurreição militar e teve que buscar abrigo no Brasil, onde morreu em 2006.

Segunda maior cidade do Paraguai, com mais de 300 mil habitantes, Ciudad del Este é a capital de Alto Paraná. Além do comércio, a cidade sedia muitas indústrias maquiladoras e recebe milhares de estudantes brasileiros, que procuram principalmente os cursos de Medicina em universidades particulares, onde não é exigido vestibular e o custo é muito inferior ao de instituições do Brasil.

O fechamento da Ponte da Amizade, durante sete meses, por causa da pandemia do novo coronavírus, deixou a economia de Ciudad del Este em frangalhos. Mas, pouco a pouco, começa a se recuperar, com a ida de brasileiros para comprar produtos importados e com o aumento dos negócios entre o Brasil e o Paraguai, já que ela é a porta de entrada e saída de importações e exportações.

A cidade começa logo ali, depois que termina a Ponte da Amizade. Foto Frankul2018
Cidade de muitas origens culturais, como Foz do Iguaçu. Foto Frankul2018

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.