Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Polícia encontra mais um explosivo no túnel em Ciudad del Este

Fronteira

Polícia encontra mais um explosivo no túnel em Ciudad del Este

Material foi retirado por um especialista na tarde dessa segunda-feira (4); túnel foi usado para o roubo à Associação de Cambistas.

2 min de leitura
Polícia encontra mais um explosivo no túnel em Ciudad del Este
Material retirado do túnel quase um mês após o roubo. Foto: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai
Publicidade

Quase um mês após o roubo à Associação de Trabalhadores Cambistas (ATC), em Ciudad del Este, agentes da Polícia Nacional do Paraguai localizaram, na tarde dessa segunda-feira (4), mais um material explosivo no túnel utilizado para invadir o cofre.

Leia também:
Polícia prende suspeito de liderar roubo milionário no Paraguai
Polícia encontra rascunho de plano do roubo milionário no Paraguai

Publicidade

De acordo com os jornais Última Hora e ABC Color, um artefato de explosivo em gel foi encontrado nas proximidades da entrada do túnel, localizada nos fundos de um salão comercial na Rua Camilo Recalde, a quase 200 metros do local do roubo.

Publicidade
Acesso ao túnel será permanentemente bloqueado. Foto: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai
Acesso ao túnel será permanentemente bloqueado. Foto: Gentileza/Polícia Nacional do Paraguai

O suboficial Nelson Zaracho, especialista em explosivos, foi acionado para a remoção segura do material, que não estava conectado a gatilhos e teria sido esquecido durante as tarefas anteriores de coleta de evidências e remoção de entulhos.

No que diz respeito às investigações, a linha principal continua sendo a de envolvimento de brasileiros e paraguaios, possivelmente vinculados a uma organização criminosa com atuação na Região Sul do Brasil.

Publicidade

O valor total subtraído dos cambistas, que guardavam dinheiro no cofre da ATC, ainda não pôde ser confirmado pela Polícia Nacional e pelo Ministério Público do Paraguai, uma vez que várias das mais de 140 vítimas não formalizaram a denúncia.

Um brasileiro apontado como o líder da escavação do túnel foi preso no último dia 15, em Capitán Bado, próximo à fronteira seca com o Brasil.

Publicidade

Já um rascunho do suposto plano de execução do roubo, escrito em português, foi encontrado em uma fazenda do município de Presidente Franco. O proprietário, que teria vínculos com o tráfico de drogas na fronteira, está foragido.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.