Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Operação militar destrói portos clandestinos no Lago de Itaipu

Fronteira

Operação militar destrói portos clandestinos no Lago de Itaipu

Marinha do Paraguai usou até explosivos para desmantelar os locais operados, principalmente, para o contrabando de cigarros.

2 min de leitura
Operação militar destrói portos clandestinos no Lago de Itaipu
Rampas foram destruídas com explosivos e retroescavadeiras. Imagem: Gentileza/Marinha do Paraguai

Marinha do Paraguai usou até explosivos para desmantelar os locais operados, principalmente, para o contrabando de cigarros.

A Marinha do Paraguai deu início, nessa terça-feira (21), a uma operação especial para desmantelar a estrutura de portos clandestinos existentes às margens do Lago de Itaipu. Os trabalhos estão concentrados na região próxima à cidade de Salto del Guairá, no limite com Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS).

Publicidade

No primeiro dia de trabalhos, dez portos foram destruídos com o uso de explosivos e máquinas retroescavadeiras. Em declarações à imprensa do país, Carlos Velázquez, comandante da Marinha, informou que os locais eram operados, principalmente, por contrabandistas que enviam cigarros ao território brasileiro.

A operação continua nesta quarta-feira (22), quando está prevista a intervenção em mais oito locais identificados como pontos de embarque de mercadorias ilícitas às margens do reservatório, na localidade conhecida como Bamboo.

Além de cigarros, a região de Salto del Guairá abriga rotas de transporte de drogas, armas, munições, defensivos agrícolas e produtos frequentemente apreendidos nas rodovias. A travessia via Lago de Itaipu é feita para evitar a fiscalização em locais como a Ponte Ayrton Senna, que liga Mundo Novo a Guaíra.

Almirante Carlos Velázquez, comandante da Marinha, coordenou os trabalhos. Imagem: Marinha do Paraguai

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.