Para espantar a “zica”, paraguaios consomem prato especial neste sábado

Tradição recomenda o preparo do jopará para afugentar o Karai Octubre, personagem associado à miséria.

Apoie! Siga-nos no Google News

Todos os anos, no dia 1.º de outubro, paraguaios de todas as regiões e classes sociais se reúnem para o consumo de um prato especial, preparado em casa ou vendido nos restaurantes, feiras e mercados populares: o jopará, refeição à base de carne e vegetais, encarada como um antídoto para espantar a miséria.

A tradição está associada a um personagem da mitologia local, o Karai Octubre, criatura cuja visita às famílias no primeiro dia de outubro é associada à fome e às dificuldades no restante do mês. O temor em relação ao Karai Octubre diminuiu com as novas gerações, mas o hábito de comer o jopará continua firme e forte.

Na fronteira, um dos lugares para provar o prato é o Mercado Municipal de Presidente Franco, que promove neste sábado o Festival do Jopará, com diversas opções de receitas e oferta de outras comidas típicas. A atividade, que inclui a apresentação de danças típicas, acontece ao longo de todo o dia, com o apoio da prefeitura local.

Receita do canal Jopara Porã

A receita do jopará (cujo nome, em português, significa literalmente “mistura”) é fácil de preparar e pode ser adaptada com ingredientes alternativos, aproveitando aquilo que se tem em casa. Para acompanhar a receita passo a passo, no site da Associação Guatá, clique aqui. Já para saber mais sobre o Karai Octubre, clique aqui.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.