Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Paraguai tem aumento de internações por doenças respiratórias

Fronteira

Paraguai tem aumento de internações por doenças respiratórias

Em Ciudad del Este, ala que atendia pacientes com dengue e chikungunya foi adaptada para receber doentes com influenza e outros vírus.

2 min de leitura
Paraguai tem aumento de internações por doenças respiratórias
Em várias regiões do Paraguai, cobertura das vacinas contra gripe e covid é baixa. Foto: Gentileza/IP Paraguay

O frio dos últimos dias está provocando um aumento na quantidade de pacientes infectados por vírus causadores de doenças respiratórias na fronteira. No Paraguai, o Hospital Regional de Ciudad del Este, principal centro médico da Região Leste do país, precisou adaptar parte da estrutura para atender à demanda por leitos.

Leia também:
Prefeitura confirma mais quatro mortes por dengue em Foz do Iguaçu, que chega a 18

Publicidade

De acordo com o jornal ABC Color, alas que eram destinadas a doentes com dengue ou febre chikungunya foram reconvertidas para receber pacientes com quadros de gripes, resfriados, pneumonias e covid-19. Entre as crianças, a infecção mais comum é pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que pode causar inflamações agudas nos pulmões.

“É importante que a população tome consciência sobre a importância de se abrigar adequadamente nesses dias de baixas temperaturas, além de consumir alimentos saudáveis, ricos em vitamina C, e ingerir muito líquido”, orientou o médico Federico Schrodel, citado pelo ABC Color.

No setor de pediatria, todos os 17 leitos estão ocupados no Hospital Regional de Ciudad del Este, cenário que se repete em outros hospitais públicos do Paraguai. Já as doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, que tiveram seu auge nos meses de fevereiro e março, seguem com curva de declínio.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.