Centro comercial de Ciudad del Este - Foto: Prefeitura Municipal

Paraguai define locais de vacinação em Ciudad del Este e municípios da fronteira

Só falta a vacina chegar. Em todo o país, foram habilitados 63 pontos de imunização.

O Ministério da Saúde do Paraguai definiu os postos de vacinação contra a covid-19 no país. Ao todo, serão 63 locais, que incluem hospitais e unidades de saúde, que iniciarão a imunização em pessoas dos chamados grupos prioritários. O número de pontos poderá ser ampliado, se necessário.

Em Ciudad del Este, o posto de vacinação será o Hospital Regional da cidade. Na fronteira, nos municípios de Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias, as aplicações do medicamento preventivo ocorrerão nos hospitais locais. A lista completa está disponível em www.mspbs.gov.py/vacunate.php.

“Na primeira etapa, os profissionais de saúde serão vacinados, de acordo com o nível de exposição”, informou o Ministério daSaúde. Segundo o órgão, essa categoria de médicos e enfermeiros pode fazer o pré-cadastro a partir desta quarta-feira, 10.

Em seguida, a previsão de vacinação é para quem tem mais de 60 anos. A segunda fase inclui pessoas entre 18 e 59 anos, portadoras de doenças crônicas, professores, trabalhadores essenciais e a população indígena, informou a Agência de Informação Paraguaia.

A terceira etapa reúne os trabalhadores essenciais que não foram vacinados, a população carcerária e a população que não apresenta outras doenças, desde que atendido o público-alvo anterior.

Agora, só falta a vacina. O governo do Paraguai projeta iniciar a vacinação contra a covid-19 na segunda quinzena deste mês, em até 72 horas após a chegada do medicamento. O serviço de saúde organiza a logística para receber, distribuir e armazenar o medicamento.

O país espera receber  doses do medicamento por meio do Consórcio Covax, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Paraguai também assinou  contrato para a compra da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1174 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ