Paraguai frustra plano de fuga na penitenciária de Ciudad del Este

Forças policiais promovem, desde as primeiras horas desta segunda-feira (5), vistorias no interior do estabelecimento penal.

Cerca de 200 policiais do Paraguai participam, desde as primeiras horas desta segunda-feira (5), de uma grande operação na Penitenciária Regional de Ciudad del Este.

Veja também:
Vídeo: brasileiros fogem de cadeia de segurança máxima no Paraguai

De acordo com o Ministério da Justiça, o procedimento começou por volta das 6h30, tendo como alvo a parte alta dos pavilhões A e B. Os agentes estão verificando, também, o setor de trabalhos manuais do estabelecimento penal.

Os primeiros resultados divulgados pelo governo do Paraguai indicam a apreensão de grande quantidade de armas brancas e aparelhos celulares. A lista inclui ainda bebidas alcoólicas artesanais, maconha, tabaco e outras substâncias.

Foto: Gentileza/Ministério da Justiça do Paraguai
Celulares e dispositivos apreendidos durante o procedimento. Foto: Gentileza/Ministério da Justiça do Paraguai

A vistoria na penitenciária, conforme o jornal ABC Color, tem como objetivo desmantelar um plano de fuga descoberto no final de abril. Tal plano teria como autores detentos vinculados a uma organização criminosa brasileira.

Além do Ministério da Justiça e das unidades especializadas da Polícia Nacional, o Ministério Público do Paraguai participa do procedimento.

“O Ministério da Justiça reafirma seu compromisso com a segurança e o controle permanente dentro dos estabelecimentos penitenciários, velando pela integridade das pessoas privadas de liberdade, bem como das equipes e da população”, informa a pasta.

Situada em uma área densamente povoada da segunda maior cidade do Paraguai, a Penitenciária Regional de Ciudad del Este tem estrutura considerada precária.

O local está, inclusive, na lista de desativação, com possível encerramento das atividades até julho de 2025 (clique aqui para saber mais).

O Ministério da Justiça do Paraguai prevê a transferência dos detentos para locais como a penitenciária inaugurada no ano passado em Minga Guazú.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.