H2FOZ
Início » Fronteira » Veja como está a inflação no Brasil, no Paraguai e na Argentina

Fronteira

Custo de vida

Veja como está a inflação no Brasil, no Paraguai e na Argentina

Mesmo com a redução, a Argentina segue registrando, em um único mês, quase a inflação do ano inteiro no Brasil e no Paraguai.

2 min de leitura
Veja como está a inflação no Brasil, no Paraguai e na Argentina
Inflação tem ritmos diferentes nos três lados da fronteira. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) da Argentina divulgou, nessa quinta-feira (12), os números oficiais da inflação no país em fevereiro de 2026.

Leia também:
Presidente do Paraguai assina acordo com os Estados Unidos

Publicidade

Conforme o boletim, o custo de vida dos argentinos teve alta de 2,9% no segundo mês do ano, mesmo percentual de janeiro. Assim, no acumulado do bimestre, os preços subiram, em média, 5,9% no país.

Já no índice interanual, que leva em conta os últimos 12 meses, a inflação na Argentina está em 33,1%, acima das projeções do governo. Para 2026, a gestão de Javier Milei espera concluir o ano com índice na faixa dos 20%.

Na divisão por regiões, o Nordeste da Argentina, onde fica a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú, teve inflação de 3,1% em fevereiro, a terceira mais alta do país. O segmento de alimentos e bebidas não alcoólicas puxou o aumento, com média de 4,5%.

Inflação no Brasil

No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou ligeiramente acima do previsto pelo mercado para fevereiro de 2026.

De acordo com o levantamento, a inflação para o mês fechou em 0,7%, superando os 0,33% de janeiro. O grupo Educação teve o maior aumento de preços, chegando a 5,1%, puxado por aspectos como os reajustes das mensalidades escolares.

No acumulado de 12 meses, a inflação no Brasil está em 3,8%. Para 2026, conforme o planejamento, as autoridades monetárias têm como meta o índice de 3%, com teto de até 4,5%.

Publicidade

Inflação no Paraguai

No Paraguai, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Banco Central do país, ficou zerado em fevereiro de 2026. Em janeiro, o índice fechou em 0,6%.

No cálculo interanual, que leva em conta os últimos 12 meses, a inflação está em 2,3% no Paraguai, abaixo dos 2,7% calculados em fevereiro de 2025.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    6 comentários em “Veja como está a inflação no Brasil, no Paraguai e na Argentina”

    1. João Marcos freire

      Inflação na Argentina 10 x maior que no Brasil e é nos que estamos em crise,millei é um gênio e Lula um burro, como acreditar em tamanho absurdo.

    2. Junior

      Dezembro Brasil bateu recorde de arrecadação por imposto e a gente se deixando iludir com índices do próprio governo.

      Lembrem que esses índices de inflamação consideram produtos básicos. Nu considera aumento do custo de produtos não perecíveis como imóveis, automóveis, bicicleta, roupa, produtos de manutenção. Muito menos serviços…

      Ah, a medicação…

    3. Clovis Fliche

      Os recordes se manifestam em todas as áreas: nas taxas de emprego, nos menores índices de inflação, na distribuição da renda, na isenção de impostos para os pobres e na tributação daqueles que ganham mais e sempre contaram com as benesses do fisco.
      Ah. A medicação…

    4. Marco Chaves

      Brasil bem encaminhado com o governo Lula atuando em diversas áreas, segurança, saúde, abastecimento, diminuicao da pobreza, justica tributaria e educação. Vamos em frente para mais 4 anos e continuar limpando o Brasil da sujeira deixada por Temer e família Bozo.

    5. brotherhood

      Incrível a melhoria que milei conseguiu, a inflação que ultrapassava 20% mensal nos governos anteriores agora em menos de 3%, isso ele conseguiu em 2 anos de mandato, imagina em mais 6 anos

    6. Paulo

      No comparativo de custo de vida no dia a dia das populações dos três países, o Brasil é o país com o maior custo de vida.
      A Argentina está lutando contra as mazelas deixadas pelo governo comunista anterior.
      O Paraguay está crescendo econômica e socialmente.
      Está atraindo uma grande parte das indústrias brasileiras para o seu território.
      O Brasil está, a cada dia que passa, sendo destruído por esse governo corrupto comunista.
      Resumo: dos três países em pauta, o melhor é o Paraguay e o pior é o Brasil.

    Os comentários estão encerrado.