H2FOZ
Início » Fronteira » Cheia nos rios Iguaçu e Paraná diminui, mas balsa segue suspensa

Fronteira

Efeitos do El Niño

Cheia nos rios Iguaçu e Paraná diminui, mas balsa segue suspensa

Serviço que conecta Presidente Franco (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina) está suspenso; porto paraguaio fica em frente à foz do Rio Iguaçu.

2 min de leitura
Cheia nos rios Iguaçu e Paraná diminui, mas balsa segue suspensa
Vista do Rio Iguaçu, com a foz no Rio Paraná ao fundo. Foto: Gentileza/Prefeitura de Puerto Iguazú

Pelo menos até a próxima terça-feira (20), a meteorologia não prevê chuvas significativas para as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. O panorama nos vales dos rios Iguaçu e Paraná, contudo, segue exigindo atenção dos moradores das áreas ribeirinhas.

Na manhã deste sábado (17), por exemplo, o Rio Iguaçu continuava com vazão seis vezes acima da média nas Cataratas.

Às 8h, a estação de monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel) reportava a passagem de 9.180 metros cúbicos por segundo (m³/s). No pico da cheia, na quarta (14), o fluxo chegou a 15.800m³/s.

Tal como o Iguaçu, o Rio Paraná, cuja lâmina chegou a 121,4 metros acima do nível do mar na quarta-feira, está recuando de forma gradual. Para este fim de semana, as projeções apontam que poderá retornar à cota 119, aliviando os efeitos da cheia.

Leia também:
Sol volta a brilhar em Foz do Iguaçu, mas tem chuva a caminho

Mesmo assim, o Paranazão continua cerca de 15 metros acima de seu nível normal na região da Ponte Internacional da Amizade. No Paraguai, o número de famílias afetadas pela enchente gira em torno de mil, em locais como os bairros San Rafael e Remansito.

Já a conexão de balsa entre Presidente Franco (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina) não tem data para reabertura. No Paraguai, o porto utilizado para a travessia fica bem em frente à foz do Rio Iguaçu, sem condições consideradas seguras para a navegação.

Visitas às Cataratas do Iguaçu

Nas Cataratas do Iguaçu, as trilhas do lado argentino estão abertas para visitas, com exceção da passarela da Garganta do Diabo. No lado brasileiro, a situação é similar: somente o trecho da Garganta continua interditado ao público.

Publicidade

A calmaria nas condições do tempo deverá durar até a metade da próxima semana. De quarta-feira (21) em diante, há previsão de novas chuvas fortes para toda a região de fronteira.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário