Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Paraguai inicia obras da futura aduana da Ponte da Integração

Fronteira

Paraguai inicia obras da futura aduana da Ponte da Integração

Centro de Fronteira, com capacidade para 1,5 mil caminhões, estará no município de Presidente Franco.

2 min de leitura
Paraguai inicia obras da futura aduana da Ponte da Integração
Cabeceira da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em março de 2022. Imagem: DER/PR.

Já está em andamento a construção do Centro de Fronteira, complexo aduaneiro nas proximidades da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, em Presidente Franco. O ato oficial, que teve a presença do vice-ministro de Obras Públicas do Paraguai, Rodolfo Segovia, foi celebrado na última sexta-feira (1º).

O espaço, cuja primeira etapa deve ficar pronta, juntamente com a ponte, no último trimestre do ano, terá capacidade para receber até 1,5 mil caminhões, redirecionando o fluxo que hoje passa pela Ponte Internacional da Amizade e ampliando a capacidade de fiscalização na fronteira com Foz do Iguaçu.

Publicidade

A estrutura é financiada com recursos do governo paraguaio, como parte das obras complementares que formam o Corredor Metropolitano do Leste (CME, na sigla em espanhol). O CME inclui um contorno rodoviário em Ciudad del Este e municípios vizinhos, além de pontes sobre os rios Monday e Acaray.

A licitação para o Centro de Fronteira e parte dos acessos à ponte foi feita pelo governo paraguaio em dezembro de 2021, com a participação de nove consórcios e empresas. O investimento máximo previsto é de G$ 57,2 bilhões (R$ 38,3 milhões).

Vista parcial do projeto do Centro de Fronteira e acessos à ponte. Imagem: ANNP.

Um dos objetivos com o novo complexo é agilizar o trabalho dos órgãos responsáveis pelo controle da fronteira, como a Direção Nacional de Aduanas (DNA), Vigilância Sanitária (Senave), Administração de Portos (ANNP) e Direção Nacional de Migrações (DNM). Atualmente, caminhoneiros queixam-se de demoras excessivas para a travessia.

Uma vez aberta ao tráfego, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai concentrará todo o trânsito regional de cargas entre os dois países, enquanto a Ponte da Amizade será exclusiva para a passagem de moradores e turistas. O cronograma de construção da via fronteiriça, conforme o último dado disponível, está em 80%.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Os comentários estão encerrado.