Paraguai usa inteligência artificial para identificar “gatos”

Conexão clandestina de energia na cidade de Hernandarias era usada para alimentar 149 máquinas de mineração de criptomoedas.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

Técnicos da Administração Nacional de Eletricidade (Ande) localizaram, na madrugada dessa terça-feira (18), uma conexão clandestina usada para abastecer um barracão no qual funcionavam 149 máquinas para a mineração de criptomoedas.

Leia também:
Criptomoedas: Paraguai vai endurecer lei sobre “gatos”

A descoberta ocorreu no bairro San Roque, da cidade fronteiriça de Hernandarias, após a análise dos dados de consumo de energia na rede local, feita com o uso de uma ferramenta de inteligência artificial.

Equipamentos encontrados na área interna do barracão. Foto: Gentileza/Ande
Equipamentos encontrados na área interna do barracão. Foto: Gentileza/Ande

No imóvel denunciado pela Ande e vistoriado em conjunto com agentes da Polícia Nacional e do Ministério Público do Paraguai, foi encontrada uma complexa estrutura de subtração de energia, que usava dois transformadores instalados clandestinamente.

“A carga instantânea constatada no momento da verificação foi de 1.473 kW, o que representa um dano patrimonial mensal estimado de G$ 413,2 milhões [cerca de R$ 300 mil]”, informou a companhia estatal, em nota distribuída à imprensa.

O proprietário da estrutura e dos equipamentos, ainda não identificado, será processado pelos crimes de subtração de energia elétrica, perturbação de serviços públicos e sabotagem.

Segundo a Ande, a tecnologia empregada para a detecção de anomalias na distribuição de energia é o sistema SCADA, que permite comparativos entre o consumo esperado e o consumo efetivo nas áreas selecionadas.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.