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Paraguai libera obras para asfaltar acesso a Puerto Indio, no lago de Itaipu

Serão 60 quilômetros de pavimentação, facilitando a travessia de caminhões até o Porto Internacional de Santa Helena.

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Paraguai libera obras para asfaltar acesso a Puerto Indio, no lago de Itaipu
Trecho da Rodovia PY21 entre a Supercarretera e o lago de Itaipu hoje é de terra. Imagem: Gentileza/Ministério de Obras Públicas e Comunicações (Arquivo)

Serão 60 quilômetros de pavimentação, facilitando a travessia de caminhões até o Porto Internacional de Santa Helena.

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai assinou nesta semana a autorização para o início do asfaltamento da Rodovia PY21, que dá acesso à localidade de Puerto Indio. No total, serão 60 quilômetros de pavimentação no trecho entre a Rodovia PY07 (Supercarretera) e a margem do lago de Itaipu.

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A obra, aguardada há décadas pela comunidade local e por moradores de Santa Helena – onde existe um porto para receber os caminhões que entram na balsa em Puerto Indio –, será dividida em dois lotes. O primeiro compreende os 27 quilômetros iniciais da rodovia, enquanto o segundo começa no km 27 e chega até a beira do lago.

A pista será simples, com uma faixa para cada sentido e acostamento dos dois lados. O cronograma é de 95 meses a contar da data de assinatura do contrato, sendo cinco meses para a finalização do projeto, 30 meses para a execução das obras (que devem ficar prontas no primeiro semestre de 2026) e 60 meses para serviços de manutenção.

O primeiro lote será executado pela empresa Benito Roggio & Hijos SA, que apresentou proposta no valor de G$ 153,7 bilhões (R$ 115,2 milhões). O lote final estará a cargo da empreiteira LT SA, que precificou o trabalho em G$ 153,1 bilhões (R$ 114,7 milhões). O custo total previsto é de G$ 306,8 bilhões (R$ 229,9 milhões).

Uma vez concluído o acesso a Puerto Indio, que hoje é feito por estrada de terra, a expectativa do governo paraguaio é dinamizar a economia da região, beneficiando moradores de municípios como Mbaracayú, San Alberto e Minga Porã, cujos produtos agrícolas poderão ser escoados em direção ao Brasil pela nova rota.

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    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.