Paraguai manda fechar curso de Medicina em universidade da fronteira

Determinação partiu do Conselho Nacional de Educação Superior (Cones), após denúncias de irregularidades na Universidade Privada María Serrana.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O Conselho Nacional de Educação Superior (Cones), do Paraguai, determinou, no último dia 31, o fechamento do curso de Medicina da Universidade Privada María Serrana, que possui turmas em Assunção e Ciudad del Este. A instituição tem alunos brasileiros, em especial no campus localizado na capital do Alto Paraná.

De acordo com o jornal La Nación, a decisão do Cones foi tomada após denúncias de inconsistências na emissão de 11 diplomas e de problemas em 53 convalidações de estudantes transferidos de instituições do Brasil e do próprio Paraguai, que teriam saltado do primeiro para o terceiro ano do curso. A universidade nega as irregularidades.

Leia também: Universidade María Serrana reinicia aulas de Medicina em Ciudad del Este.

A respeito, o vice-ministro de Atenção Integral à Saúde, Hernán Martínez, avaliou que é preciso investigar o caso com profundidade. “Só o que queremos é que as faculdades de Medicina estejam credenciadas e sob o amparo das regras que uma escola formadora precisa ter”, disse Martínez, em entrevista à rádio 780 AM.

Nessa segunda-feira (4), acadêmicos paraguaios e brasileiros protestaram em frente à sede do Cones em Assunção, reivindicando a retomada das atividades ou a adoção de soluções para que estudantes em situação regular não sejam prejudicados.

Guillermo Duarte Cacavelos, representante legal da Universidade Privada María Serrana, declarou à rádio La Unión que foi a própria instituição que detectou falhas na documentação e procurou o órgão regulador. Um pedido de reconsideração foi protocolado no Cones. Uma nota oficial foi emitida à comunidade.

“Negamos enfática e categoricamente que tenham sido emitidos certificados sem cursar as matérias e aulas práticas correspondentes”, afirma a María Serrana, em comunicado publicado em suas redes. “A universidade acionará todas as instâncias judiciais correspondentes contra essa arbitrária decisão, para limpar o bom nome e a imagem que neste momento encontra-se manchada por informações mal-intencionadas.”

Cópia do comunicado emitido pela Universidade Privada María Serrana.

Criada em 2009, a Universidade Privada María Serrana é parte de um grupo educacional surgido no ano 2000 e que controla, também, o Colégio María Serrana, de Assunção. O campus de Ciudad del Este está localizado nas imediações do km 3,5 da Rodovia Internacional. Há ainda uma filial em Vallemí, departamento (estado) de Concepción.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.