Universidade María Serrana reinicia aulas de Medicina em Ciudad del Este

Campus da Universidade Privada María Serrana em Ciudad del Este. Imagem: Divulgação.

Instituição obteve liminar que suspende o fechamento do curso, determinado pelo Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai.

A Universidade Privada María Serrana, do Paraguai, retomou, nessa quarta-feira (20), as aulas de Medicina nas sedes de Assunção e Ciudad del Este. A instituição conseguiu liminar que suspende decisão anterior do Conselho Nacional de Educação Superior (Cones). No início de abril, o órgão determinou o fechamento do curso.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A liminar foi emitida pela juíza interina Mafalda Camerón, da 1ª Instância Civil e Comercial, a pedido do advogado Guillermo Duarte Cacavelos, representante da universidade. O documento foi assinado na terça-feira (19) e permite o retorno das atividades letivas, enquanto não houver nova decisão sobre o caso.

O fechamento do curso foi determinado pelo órgão educativo paraguaio após denúncias de inconsistências na emissão de 11 diplomas e de problemas em 53 convalidações de estudantes transferidos de instituições do Brasil e do próprio Paraguai, que teriam saltado do primeiro para o terceiro ano do curso. A María Serrana nega as irregularidades.

Comunicado emitido pela Universidade María Serrana em sua página oficial.

“A universidade vai continuar lutando para demonstrar que está capacitada. O que a Justiça entendeu é que não é possível esperar que o conflito judicial termine, enquanto os alunos perdem dias de aulas, que serão convalidados se a universidade for habilitada”, disse Cacavelos, em entrevista à rádio 1080 AM, de Assunção.

Por outro lado, Narciso Velázquez, presidente do Cones, afirmou à rede Unicanal que o conselho lamenta a decisão judicial e não pretende aceitar diplomas emitidos pela universidade.

Criada em 2009, a Universidade Privada María Serrana é parte de um grupo educacional surgido no ano 2000 e que controla, também, o Colégio María Serrana, de Assunção. O campus de Ciudad del Este está localizado nas imediações do km 3,5 da Rodovia Internacional. Há ainda uma filial em Vallemí, departamento (estado) de Concepción.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.