A Polícia Nacional do Paraguai recapturou, na madrugada desta quarta-feira (28), o foragido mais procurado do departamento (estado) fronteiriço de Alto Paraná.
Leia também:
Após nova fuga, Paraguai intervém em cadeia de segurança máxima na fronteira
De acordo com a corporação policial, B.P.M.B., de 33 anos, fugiu da penitenciária de Minga Guazú em março de 2025. Considerada de segurança máxima, a instituição prisional fica a 22 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.
Conhecido pelo apelido de “Chopalé”, o homem estava escondido no bairro San Rafael, em Ciudad del Este, na margem paraguaia do Rio Paraná.
Em declarações ao jornal ABC Color, Carlos Acosta, diretor da Polícia Nacional do Paraguai no Alto Paraná, disse que a recaptura ocorreu após várias tentativas. Os policiais já tinham, anteriormente, informações sobre o paradeiro de “Chopalé” no bairro.
“Era o assaltante mais procurado, o líder de uma quadrilha perigosíssima. Ele fugiu com sete criminosos de seu grupo no ano passado. Cinco nós já recapturamos”, apontou Acosta.
Conforme o diretor, o grupo de “Chopalé” tinha como alvo empresas transportadoras de valores e cargas com mercadorias destinadas ao comércio de importados no Paraguai.
No local onde estava o foragido, os policiais encontraram outros dois indivíduos, um deles de nacionalidade brasileira. O brasileiro, conforme os dados repassados à imprensa, conta com antecedentes penais no Brasil, mas sem ordem de captura pendente.

