Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Paraguai transfere mais de 500 presos de cadeia na fronteira

Fronteira

De CDE para Minga

Paraguai transfere mais de 500 presos de cadeia na fronteira

Detentos da superlotada Penitenciária Regional de Ciudad del Este seguiram para o complexo penal da cidade vizinha de Minga Guazú.

2 min de leitura
Paraguai transfere mais de 500 presos de cadeia na fronteira
Transferência foi coordenada pelo Ministério da Justiça, com o apoio de outros órgãos governamentais do Paraguai. Foto: Gentileza/Ministério da Justiça
Publicidade

O Ministério da Justiça do Paraguai determinou, na madrugada desta quarta-feira (6), a transferência de 531 presos recluídos na Penitenciária Regional de Ciudad del Este.

Leia também:
Vídeo: brasileiros fogem de cadeia de segurança máxima no Paraguai

Publicidade

De acordo com o boletim divulgado à imprensa, os reclusos passarão a cumprir suas penas no Centro de Reinserção Social de Minga Guazú, município vizinho à capital do Alto Paraná.

Considerada de segurança máxima, a unidade, com capacidade para cerca de 1,3 mil detentos, fica a 22 quilômetros da Ponte da Amizade. A inauguração ocorreu em maio de 2024, ocasião na qual foi anunciada como a cadeia mais moderna do Paraguai.

Por outro lado, a Penitenciária Regional de Ciudad del Este enfrenta graves problemas de superlotação. Em várias ocasiões, o governo do Paraguai já anunciou a intenção de desativar o espaço, que abriga, ademais de paraguaios, detentos estrangeiros.

Publicidade

Em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación, o ministro da Justiça, Rodrigo Nicora, disse que a transferência integra o plano de readequação do sistema penal do país.

“Queremos transmitir tranquilidade para todas as famílias. Essa operação acontece levando em conta a segurança da população”, afirmou.

Publicidade

Nas redes sociais, perfis divulgaram imagens dos detentos sentados em um pátio e saindo encapuzados em direção aos ônibus. O uso do capuz, conforme as autoridades do Paraguai, tem como objetivo preservar a identidade dos transferidos.

Moradores de Ciudad del Este pedem que a penitenciária da cidade seja, ainda em 2025, definitivamente fechada. O estabelecimento fica em uma área densamente povoada e cercada por estabelecimentos comerciais e de ensino.

(Com informações do Ministério da Justiça do Paraguai)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

Deixe um comentário