Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » PF da Argentina desmonta esquema de contrabando de pneus na fronteira

Argentina

PF da Argentina desmonta esquema de contrabando de pneus na fronteira

Mercadorias adquiridas no Paraguai cruzavam o Rio Paraná nas imediações dos municípios de Eldorado e Puerto Esperanza.

2 min de leitura
PF da Argentina desmonta esquema de contrabando de pneus na fronteira
Pneus apreendidos durante o cumprimento de um dos mandados da operação. Imagem: Gentileza/PFA
Publicidade

A Polícia Federal Argentina (PFA) desarticulou, nessa quarta-feira (9), uma quadrilha especializada no contrabando de produtos como pneus para máquinas agrícolas, caminhões e carros de passeio, adquiridos no Paraguai e introduzidos na Argentina por meio de pequenas embarcações que fazem a travessia clandestina do Rio Paraná.

De acordo com o boletim divulgado à imprensa, os principais pontos de passagem eram as cidades de Eldorado e Puerto Esperanza, ao sul de Puerto Iguazú. Os volumes, também compostos por autopeças, eletrônicos e utilidades domésticas, abasteciam o comércio das províncias de Misiones, Buenos Aires e Entre Ríos.

Publicidade
Rodas e pneus apreendidos durante a operação. Imagem: Gentileza/PFA

Pelo menos 13 pessoas foram detidas durante o procedimento, cujas investigações tiveram início há cerca de um ano, com ferramentas como escutas telefônicas, cruzamentos de dados e filmagens. Dois homens integrantes do esquema, cujos prejuízos aos cofres públicos argentinos ainda estão sendo calculados, estão foragidos.

Trabalho também contou com a participação da AFIP, órgão equivalente à Receita Federal. Imagem: Gentileza/PFA

A lista de itens apreendidos nessa quarta inclui 800 pneus de diferentes tipos, dinheiro em espécie, três armas de fogo, quatro carros particulares, um caminhão, documentos e celulares, que serão submetidos à perícia para a identificação de outros envolvidos.

Argentina vive momento de escassez para a obtenção de pneus. Imagem: Gentileza/PFA
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.