PF lança operação contra tráfico internacional de armas com mandado em Foz

Investigação começou com a apreensão de 180 fuzis desmontados no aeroporto de Ciudad del Este, em 2020, que vieram de Miami e seriam vendidos a facções criminosas do RJ.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Polícia Federal (PF) desencadeou, na manhã desta quinta-feira, 2, a Operação Conexão Guarani, contra organização criminosa que atua no tráfico internacional de armas e lavagem de dinheiro. Mandados foram cumpridos em Foz do Iguaçu, bem como em duas cidades na Bahia.

A apuração é dirigida pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e ao Tráfico Internacional de Armas (Delepat). Além de seis ordens da Justiça de busca e apreensão, foram bloqueados bens no valor de R$ 10 milhões dos investigados.

A investigação teve início depois que a imprensa paraguaia divulgou a apreensão de uma carga com cerca de 180 fuzis desmontados no Aeroporto Internacional Guaraní, em Ciudad del Este, município conectado com Foz do Iguaçu pela Ponte Internacional da Amizade. Essa captura de armas ocorreu em março de 2020.

Segundo a PF, o armamento pesado veio em avião que saiu de Miami, nos Estados Unidos. O objetivo seria fazer uma parada em Ciudad del Este, na região fronteiriça, e depois seguir para o seu destino final, o Rio de Janeiro, onde os fuzis seriam vendidos a facções criminosas.

Captura de 180 fuzis desmontados em Ciudad del Este deflagrou a investigação – foto: Reprodução/PF

“Para ludibriar a fiscalização e policiamento, o bando investigado registrou o conteúdo da carga como distinto do que era efetivamente transportado”, informou a Polícia Federal. O órgão também atribuiu a propriedade da carga a um “laranja”, pessoa que desconhecia o ilícito.

A Operação Conexão Guarani contou com a cooperação policial internacional de agências dos Estados Unidos e Paraguai. Investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas, comércio ilegal de armas, organização criminosa transnacional, lavagem de capital e evasão de divisas.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Argentina intercepta encomenda com rifles de ar comprimido na fronteira

    […] Leia também:PF lança operação contra tráfico internacional de armas, com mandado em Foz […]

Comentários estão fechados.