Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Ponte da Integração será inaugurada em 12 de dezembro, diz presidente do Paraguai

Fronteira

Ponte da Integração será inaugurada em 12 de dezembro, diz presidente do Paraguai

Durante evento, Mario Abdo Benítez revelou que se encontrará com Jair Bolsonaro para a entrega oficial da via.

2 min de leitura
Ponte da Integração será inaugurada em 12 de dezembro, diz presidente do Paraguai
Pista da Ponte da Integração já está asfaltada. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional
Publicidade

Três anos e meio após o lançamento da pedra fundamental, ocorrido em 10 de maio de 2019, os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez devem voltar ao limite entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco para a inauguração da Ponte da Integração Brasil–Paraguai. Segundo Benítez, o ato está marcado para o próximo dia 12 de dezembro.

Leia também:
Itaipu anuncia adiamento da inauguração da Ponte da Integração

Publicidade

A informação foi divulgada durante discurso na cidade de Capitán Miranda, Região Sul do Paraguai, nessa sexta-feira (18). Em seu momento de fala, o presidente paraguaio afirmou que a data, uma segunda-feira, já está reservada por seu cerimonial para um encontro com Bolsonaro no alto da construção financiada com recursos de Itaipu.

Publicidade

A última visita dos dois presidentes à obra ocorreu no dia 31 de agosto, por ocasião da união física entre as duas cabeceiras. A fase atual, conforme noticiado pelo H2FOZ na quinta-feira (17), é de acabamentos como a instalação das grades, dos postes de iluminação e do sistema de drenagem.

A Ponte da Integração Brasil–Paraguai tem 760 metros de extensão, com vão-livre de 470 metros e altura média de 60 metros sobre o nível do Rio Paraná. Já as duas colunas que dão sustentação à via, do tipo estaiada, têm 180 metros de altura, o que equivale a um prédio de 60 andares. O investimento na obra é de R$ 233,3 milhões.

Publicidade

Abertura ao tráfego

Mesmo com a Ponte da Integração pronta, o trânsito de veículos e pessoas não deve ser imediatamente liberado. Na cabeceira brasileira, a Rodovia Perimetral Leste está com menos de 20% do cronograma concluído. No Paraguai, a conexão entre a ponte e o perímetro urbano de Presidente Franco também não foi concluída.

Publicidade

A previsão é que a abertura ao tráfego ocorra de forma gradual ao longo de 2023, à medida que estruturas como pontes, viadutos, aduanas e pátios de fiscalização de caminhões sejam finalizadas nos dois lados da fronteira. Para ver fotos do estágio atual das obras, obtidas pelo H2FOZ no início desta semana, clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.