Puerto Iguazú comemora 122 anos neste domingo (10)

Embora a ocupação seja mais antiga, cidade argentina da fronteira tem como marco fundacional o dia 10 de setembro de 1901.

Apoie! Siga-nos no Google News

Moradores do lado argentino da fronteira estão celebrando, neste domingo (10), o aniversário de 122 anos de Puerto Iguazú, cidade que considera o dia 10 de setembro de 1901 como sua data de fundação.

Leia também:
Cidade argentina promove Festa Nacional do Imigrante

A ocupação do território, porém, é bem mais antiga, remetendo aos povos nativos, às Missões Jesuíticas do século 17 (Santa María del Iguazú) e a um povoado surgido no final do século 19, na margem argentina do Rio Iguaçu.

As celebrações em via pública ocorreram na noite de sábado (9), com apresentações artísticas e culturais na praça San Martín, área central da cidade. A programação incluiu repertório de música brasileira e argentina, tocado pelas bandas Bacana e Tunami.

Com o turismo e o comércio fronteiriço como bases de sua economia, Puerto Iguazú tem atrativos como a metade argentina das Cataratas do Iguaçu, compartilhadas com Foz do Iguaçu; o Marco das Três Fronteiras e o circuito de compras no entorno das avenidas Victoria Aguirre e Brasil.

O centro da cidade está passando por um processo de renovação urbana, com destaque para a transformação da Avenida Brasil em um calçadão nas proximidades da Feirinha, frequentada por turistas e moradores da região.

Puerto Iguazú também ganhará, em breve, uma segunda Avenida Costanera, às margens do Rio Iguaçu, com a construção de calçadas largas e áreas de lazer no trecho final da Avenida Córdoba.

Como principais desafios, a cidade enfrenta a necessidade de melhoria dos serviços de infraestrutura, como fornecimento de água e eletricidade; e de superação das longas filas formadas na aduana argentina da Ponte Tancredo Neves, que acabam por desestimular a travessia de turistas e prejudicar a economia local.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.