A Polícia Nacional do Paraguai prendeu, na madrugada desta quinta-feira (18), 13 indivíduos suspeitos de participação em uma quadrilha de “piratas do asfalto”.
Leia também:
Compras no Paraguai: brasileiros recuperam dinheiro após denúncias
De acordo com a corporação policial, a operação ocorreu por volta da 1h, na Rodovia PY07 (Supercarretera), estrada que corre paralela ao lago de Itaipu.
A abordagem aos suspeitos, todos de nacionalidade paraguaia, aconteceu nas imediações do km 140, próximo ao município de Minga Porã.
Com os homens (idades entre 18 e 41 anos), os agentes da Polícia Nacional do Paraguai apreenderam duas armas longas, 12 celulares e outras evidências.
Além disso, o grupo estava com um Toyota Premio e cinco motos, que seriam usados para interceptar as vítimas do assalto, e um caminhão Mercedes-Benz, que transportaria as mercadorias subtraídas.
A quadrilha tinha como alvo, conforme as investigações da Polícia Nacional do Paraguai, o veículo de uma transportadora que fazia o trajeto entre Ciudad del Este e Salto del Guairá.
O caminhão Mercedes-Benz apreendido com o grupo está vinculado a um indivíduo processado por assalto no departamento (estado) de Caaguazú.
A operação contou com o apoio do Ministério Público do Paraguai. Segundo o órgão, um foragido da penitenciária de Minga Guazú estaria por trás do planejamento da ação. O homem, conhecido como “Chopalé”, tem histórico de crimes do tipo.
Atualmente, a Polícia Nacional do Paraguai disponibiliza serviço de escolta para os carregamentos de mercadorias com alto valor que partem da região de fronteira.
Os “piratas do asfalto”, na maioria dos casos, costumam atacar veículos que transportam celulares e outros produtos de fácil revenda.